Produção da indústria de transformação permaneceu estável nos últimos 2 meses, diz IBGE

Estadão Conteúdo

Publicado 03.04.2024 10:28

Atualizado 03.04.2024 16:49

Produção da indústria de transformação permaneceu estável nos últimos 2 meses, diz IBGE

A perda de ritmo na produção industrial brasileira neste início de ano foi puxada pelo setor extrativo, uma vez que a indústria de transformação permaneceu estável, apontou André Macedo, gerente da Pesquisa Industrial Mensal no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na série com ajuste sazonal, a média global da indústria registrou queda de 0,3% em fevereiro ante o mês imediatamente anterior, após já ter recuado 1,5% em janeiro.

No mesmo período, a produção da indústria de transformação ficou estável (0,0%) tanto em janeiro quanto em fevereiro. Já as indústrias extrativas recuaram 6,9% em janeiro, caindo 0,9% em fevereiro.

"Tanto no mês de janeiro quanto no mês de fevereiro, nessa comparação com o mês anterior, a indústria de transformação ficou com variação nula. O resultado de dezembro de 2023 ficou com variação positiva de 0,4%", lembrou Macedo. "Claro que esse movimento de queda na margem no setor industrial está sendo puxado pelo setor extrativo, dado que a indústria de transformação está em patamar semelhante ao de dezembro."

Em dois meses seguidos de perdas, as indústrias extrativas acumularam uma queda de 7,8% na produção. Segundo Macedo, tanto a parte de extração de minério de ferro quanto a de petróleo e gás encolheram em janeiro. Em fevereiro, houve avanço no segmento de petróleo, mas ainda em magnitude insuficiente para compensar o novo recuo verificado no minério de ferro.

"Em janeiro, tanto minério de ferro quanto óleo e gás recuaram. Em fevereiro, petróleo e gás estão mostrando crescimento na produção, mas ainda insuficiente para levar as extrativas para o positivo", frisou Macedo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações