Queda da inflação na zona do euro pressiona política do BCE? Especialista comenta

Investing.com  |  Autor Laura Sánchez

Publicado 30.11.2023 15:43

Investing.com - A inflação na zona do euro surpreendeu ao desacelerar em novembro, levantando dúvidas sobre a necessidade de manter a política monetária restritiva do Banco Central Europeu (BCE).

CYBER MONDAY Prorrogada: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor”

Segundo Ulrike Kastens, economista-chefe para Europa da DWS (ETR:DWSG), o índice de preços ao consumidor (IPC) de novembro na região ficou abaixo do esperado, registrando uma alta de apenas 2,4%, ante 2,9% em outubro. “A queda dos preços do petróleo e o recuo dos preços do gás e da eletricidade na Europa foram os principais fatores por trás dessa desaceleração”, afirmou o especialista.

Kastens destaca que o preço da energia caiu 11,5%, enquanto os preços dos alimentos tiveram uma redução modesta, passando de 7,4% em outubro para 6,9% em novembro. “Isso é muito pouco para que os consumidores sintam uma diferença significativa em seus gastos diários”, diz.

Para o BCE, porém, o que importa mais é o índice subjacente, que exclui os itens mais voláteis e reflete a tendência de fundo dos preços. Esse índice também desacelerou em novembro, passando de 4,2% em outubro para 3,6%. “A principal razão foi a queda dos preços dos bens de consumo duráveis, que subiram apenas 2,9%, ante 3,5% em outubro. Os preços dos serviços também diminuíram, mas em menor grau”, explica Kastens.

O analista da DWS prevê que a inflação na zona do euro volte a superar os 3% em dezembro, por causa dos efeitos de base, mas acredita que o BCE tenha recebido com alívio os dados de novembro. “Ainda é cedo para cantar vitória sobre a inflação. Os salários continuam crescendo muito. Mas as taxas de inflação podem se aproximar da meta de 2% do BCE em 2024, pelo menos por um tempo”, conclui.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações