Recicladores tentam reverter decisão que derrubou isenção de PIS/Cofins

Estadão Conteúdo

Publicado 28.10.2021 13:27

Atualizado 28.10.2021 16:42

Recicladores tentam reverter decisão que derrubou isenção de PIS/Cofins

O setor de reciclagem está buscando formas de reverter a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou recentemente a isenção de PIS e Cofins nas operações de venda de materiais recicláveis à indústria de transformação, que existia há mais de 15 anos.

A deputada distrital de Brasília Júlia Lucy, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Legislativa, participou na quarta-feira, 27, de debate promovido pelo Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço (Inesfa) e Sindinesfa, durante a Waste Expo, em SP, que mostrou os impactos negativos ao recicladores com a definição do STF.

"A decisão do Supremo foi tomada. Mas estamos buscando, por meio de um recurso extraordinário, a possibilidade da suspensão da aplicação dos efeitos dessa decisão", afirma Júlia Lucy.

A deputada já pediu uma audiência com o ministro Gilmar Mendes, relator do processo, para discutir as consequências negativas dessa decisão para o setor da reciclagem e ao meio ambiente.

"Estamos trabalhando para reverter os prejuízos ao setor com a volta da cobrança do PIS e Cofins. Não faz sentido voltar a taxar os recicladores em um momento em que se procura, cada vez mais, a preservação do meio ambiente", diz Clineu Alvarenga, presidente do Inesfa.

Segundo Alvarenga, a decisão do Supremo representa "enorme retrocesso e desestímulo ao ciclo da reciclagem e afetará onerosamente, além de toda a cadeia responsável pela coleta, comercialização e destinação adequada de materiais recicláveis, mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o país, que dependem diretamente da reciclagem para o sustento".

O advogado Rodrigo Petry, sócio da área tributária do Almeida Advogados, que presta assessoria ao Inesfa e Sindinesfa, diz que o fim da isenção do PIS e Cofins deve aumentar a quantidade de empresas de fachada que, por meio de práticas fraudulentas e de sonegação de tributos, são criadas com intuito de gerar créditos tributários e concorrência desleal.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações