Setor de aviação busca soluções urgentes para interferência em GPS

Reuters

Publicado 24.01.2024 16:14

Por Joanna Plucinska e Valerie Insinna e James Pearson (LON:PSON)

LONDRES/WASHINGTON (Reuters) - A indústria da aviação pressionará reguladores esta semana para que sejam tomadas medidas urgentes no combate de uma prática chamada "spoofing" de GPS, que pode envolver o envio de sinais falsos pelo Exército de um país a um avião ou drone inimigo para interferir na sua capacidade de funcionamento.

A pressão vem em meio a um aumento deste tipo de atividade devido aos conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio, e que pode desviar aviões comerciais de sua rota.

O órgão de comércio internacional Iata e o regulador europeu Easa estão organizando um encontro em Colônia, na Alemanha, na quinta-feira, que reunirá companhias aéreas, fabricantes de aviões e empresas de tecnologia de aviação, bem como órgãos reguladores nacionais e regionais, para discutir a questão.

O problema para a aviação comercial é esse sinal falso ser captado por um receptor GPS em um avião de passageiros, o que pode confundir o piloto e o controle de tráfego aéreo.

E há sinais de que isso está se tornando mais comum.

Em dezembro, um grupo consultivo de aviação alertou para um aumento no "spoofing" em GPS que estava afetando jatos privados e comerciais no Oriente Médio, incluindo Iraque, Irã e Israel, bem como no Mar Negro.

Embora exista tecnologia para mitigar tal atividade, ela está em maior parte restrita a usuários militares ou àqueles que podem comprá-la de forma privada, como donos de jatos executivos.

A certificação de novas tecnologias para aeronaves civis pode levar até uma década, disseram autoridades do setor. Mas com o aumento da prática, muitos disseram à Reuters que não há tempo a perder.

"O grande desafio que você sempre enfrenta com aviões comerciais é o tempo de certificação", disse Xavier Orr, presidente-executivo da Advanced Navigation, que fabrica tecnologia anti-spoofing.

De acordo com a agenda da reunião de quinta-feira, serão discutidas soluções de curto e longo prazos, incluindo quais tecnologias existem e podem ser aplicadas hoje.

Um porta-voz da aliança militar da Otan disse que não enviará representante.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações