SoftBank tem resultado trimestral misto, reinicia investimentos "timidamente"

Reuters

Publicado 08.08.2023 11:31

Por Anton Bridge

TÓQUIO (Reuters) - O SoftBank registrou um prejuízo surpreendente, mas anunciou que está voltando a realizar novos investimentos depois que sua unidade Vision Fund saiu do vermelho pela primeira vez em seis trimestres.

O Vision Fund registrou um ganho de investimento de cerca de 160 bilhões de ienes (1,1 bilhão de dólares) para o período de abril a junho, ajudado por um aumento na avaliação da Arm, a desenvolvedora de chips prevista para uma oferta pública inicial ainda este ano.

Sem o incentivo da Arm, no entanto, o quadro era menos otimista, com o Vision Fund relatando uma perda combinada de 13 bilhões de ienes.

A gigante dos investimentos está em "modo de defesa" desde maio de 2022, depois que as valuations de tecnologia caíram devido às taxas de juros acentuadamente mais altas e ao nervosismo que atingiu o setor bancário global. Mas em junho o fundador e presidente-executivo Masayoshi Son disse que planejava mudar para o modo "ofensivo" em meio à empolgação com os avanços da inteligência artificial.

A mudança foi confirmada nos resultados do primeiro trimestre, com o diretor financeiro Yoshimitsu Goto dizendo a repórteres nesta terça-feira que a empresa estava "timidamente" embarcando em novos investimentos seletivos.

O SoftBank fez investimentos que totalizaram 1,8 bilhão de dólares no trimestre, depois de reduzi-los a cerca de 500 milhões nos três trimestres anteriores.

"A barra para investimento está muito alta", acrescentou o chefe financeiro do Vision Fund, Navneet Govil. “Têm que ser empresas focadas em inteligência artificial de última geração com alto potencial de crescimento”.

A unidade vendeu cerca de 890 milhões de dólares em participações, incluindo saídas totais de três empresas e saídas parciais de várias empresas públicas do portfólio.

No geral, o SoftBank registrou uma terceira perda trimestral consecutiva, afetada por quedas nas avaliações de grandes investimentos, como o Alibaba Group (NYSE:BABA), Deutsche Telekom e T-Mobile U.S..

O prejuízo líquido chegou a 477,6 bilhões de ienes (3,3 bilhões de dólares), uma fração do prejuízo de 3,16 trilhões de ienes no mesmo período do ano anterior, mas um forte contraste com as expectativas do mercado de um lucro líquido de 75 bilhões de ienes.

O SoftBank tem como alvo uma listagem para a Arm desde que seu acordo para vender o fabricante de chips para a Nvidia entrou em colapso no ano passado devido a objeções dos reguladores antitruste dos Estados Unidos e da Europa.