S&P 500 pode cair 30% por causa do Fed, afirma economista; entenda

Investing.com  |  Autor David Wagner

Publicado 08.01.2024 13:57

Investing.com - Apesar da expectativa de que a economia dos EUA desacelere de forma gradual em 2024 e evite um colapso dos mercados, alguns economistas, inclusive renomados, continuam soando o alarme.

Um deles é Gary Shilling, famoso analista, que afirmou em um programa da Rosenberg Research no fim de dezembro que o S&P 500 poderia despencar 30%, que uma recessão nos EUA já poderia estar em curso e que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) dificilmente cortaria os juros antes do verão local.

Sobre a possível queda do S&P 500, Shilling citou os efeitos defasados dos aumentos dos juros pelo Fed e a pressão sobre os ganhos corporativos, que poderiam, segundo ele, derrubar o índice para 3.300 pontos, ante 4.694 pontos atualmente.

Nesse cenário, e apesar da gravidade do problema da dívida dos EUA, Shilling recomendou investir em títulos do Tesouro americano, descartando um calote dos EUA.

“Se você tem medo de que o governo federal quebre, é melhor pegar suas barras de ouro e sua AK-47 e se esconder em uma caverna”, disse a respeito.

Ele também se mostrou cauteloso com o ouro, avaliando que “há muitos fatores que influenciam o preço: risco político, inflação, deflação, mineração, o que os bancos centrais estão fazendo, etc.” e ressaltando que “na maior parte do tempo, esses fatores se neutralizam.”

Sobre a economia, ele estimou que “provavelmente já estamos em recessão”, e alertou que “desacelerações suaves são bastante raras”, lembrando que “só houve uma em todo o período pós-guerra, e foi em meados dos anos 90”.

Ele também esclareceu que, segundo sua definição pessoal, uma desaceleração suave é definida “como a ação do Fed de elevar sua meta de juros e depois reduzi-la sem que haja uma recessão”.

Quanto à possibilidade de o Fed baixar rapidamente os juros, o que tem sustentado os mercados recentemente, Shilling acredita que os investidores se frustrarão, prevendo que o Fed “provavelmente não fará nada em termos de corte de juros antes do meio do ano”, enquanto “enquanto isso, a economia provavelmente seguirá se enfraquecendo e os indícios de uma recessão se intensificarão”.

Por último, Shilling salientou que ele “não vê razão para que o Fed não volte a taxa dos fundos a um patamar próximo ao que estava no início do ano”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações