Suíça aprova criminalização de cobertura facial com votação da “proibição da burca”

Reuters

Publicado 07.03.2021 15:59

Por Michael Shields

ZURIQUE (Reuters) - Um proposta da extrema direita para proibir rostos cobertos na Suíça venceu por uma pequena margem em um referendo de caráter obrigatório neste domingo, instigada pelo mesmo grupo que organizou a proibição de 2009 contra novos minaretes.

A medida de emenda à Constituição da Suíça passou por 51,2% a 48,8%, segundo resultados provisórios oficiais.

A proposta sob o sistema suíço de democracia direta não menciona o Islã diretamente e também busca impedir que manifestantes que participam de protestos violentos usem máscaras. No entanto, políticos locais, imprensa e ativistas a chamaram de “proibição da burca”.

“Na Suíça, nossa tradição é mostrar o rosto. É um sinal de nossas liberdades básicas”, disse Walter Wobmann, presidente do comitê do referendo e membro do Parlamento pelo Partido do Povo da Suíça, antes da votação.

Ele chamou o ato de cobrir o rosto de “um símbolo desse Islã extremo e político que se tornou cada vez mais proeminente na Europa e que não tem espaço na Suíça”.

O Conselho Central de Muçulmanos na Suíça classificou a votação como um dia obscuro para a comunidade.

“Essa decisão abre velhas feridas, amplia ainda mais os princípios de desigualdade legal e envia um sinal claro da exclusão da minoria muçulmana”, afirmou.

O Conselho prometeu ações legais contra leis que implementem a proibição e uma arrecadação de fundos para ajudar mulheres que forem multadas.

(Reportagem adicional de John Revill)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações