Sveriges Radio se torna 1ª grande emissora europeia a sair do Twitter

Reuters

Publicado 18.04.2023 11:36

Atualizado 18.04.2023 12:36

ESTOCOLMO (Reuters) - A Sveriges Radio anunciou nesta terça-feira sua saída do Twitter, a primeira grande emissora pública europeia a se juntar a três da América do Norte que abandonaram a plataforma de mídia social na semana passada.

A rádio sueca disse que sua decisão foi tomada porque o Twitter perdeu relevância para o público sueco, não culpando uma nova política da empresa de rotular emissoras públicas como financiadas por governos.

De longe a maior emissora de rádio da Suécia, com 7,4 milhões de ouvintes semanais em 2021, a Sveriges Radio está no Twitter desde 2009. A empresa disse que o interesse dos suecos no Twitter diminuiu, citando um relatório que mostrou que apenas 7% da população do país usava o Twitter diariamente, em comparação com 53% para o Facebook (NASDAQ:META) e 48% para o Instagram.

As emissoras norte-americanas NPR e PBS e a canadense CBC deixaram o Twitter na semana passada, depois que a empresa de mídia social adicionou novos rótulos às suas contas, designando-as como "mídia financiada pelo governo".

Até agora, essa mudança parece ter sido aplicada na América do Norte, mas não na Europa Ocidental, onde a rádio sueca, a britânica BBC e outras são rotuladas como "financiadas publicamente".

Christian Gillinger, chefe de mídia social da rádio disse que a emissora não teve nenhum problema com sua designação: "Com base na definição atual, é uma descrição correta de como a Sveriges Radio é financiada."