Títulos britânicos voltam a cair com aumento de custos para cobrir flexibilização

Investing.com  |  Autor Geoffrey Smith

Publicado 20.10.2022 07:08

Por Geoffrey Smith 

Investing.com – As taxas dos títulos do governo britânico voltaram a subir nesta quinta-feira, após detalhes dos novos planos de gastos do Tesouro revelarem o custo cada vez maior dos vários anos de flexibilização quantitativa do Banco da Inglaterra.

O Tesouro destinou 11,18 bilhões de libras esterlinas para cobrir perdas incorridas pelo Banco da Inglaterra em seu portfólio de títulos, enquanto a autoridade monetária se prepara para desfazer seus volumes de aquisições dos últimos anos, segundo uma reportagem da Bloomberg, uma drástica reversão dos lucros obtidos nos últimos anos.

O compromisso de gastos adicionais, implícito nos novos planos, ocorre em um momento particularmente complicado, pois obrigará o governo a emitir mais dívidas. Esse aumento de despesas se deve à elevação global das taxas de juros de mercado. Além disso, o governo acaba de descartar um programa de renúncias fiscais da nova primeira-ministra Liz Truss de forma atabalhoada, a qual pretendia cortar impostos sem previsão orçamentária, o que acabou desencadeando uma violenta queda dos mercados de títulos.

Isso ameaçou desestabilizar o sistema financeiro do Reino Unido e forçou o banco central a intervir nos mercados comprando gilts, a fim de acalmá-los, até que a política finalmente acabou sendo abandonada, negando suas próprias tentativas de apertar a política monetária e reduzir a inflação. A instituição encerrou as aquisições de títulos na sexta-feira e reverteu a ação para um sistema de empréstimos através de operações de venda e compromisso de recompra, cujo impacto na oferta monetária é mais fácil de conter.

Às 8h30 de Brasília, a taxa do título referencial de dez anos registrava queda de 0,40%, a 3,85%, após voltar superar a marca de 4% em resposta à notícia. O mercado se estabilizou depois que o Banco da Inglaterra anunciou que houve baixa demanda por sua operação de venda e compromisso de recompra, sinalizando que o nível de estresse nos mercados britânicos baixou consideravelmente.

Embora o mercado tenha recebido bem a virada na política do governo, as taxas dos gilts continuam apresentando um prêmio maior do que o usual por conta da instabilidade política.

Em parte, isso se deve às divisões do Partido Conservador no poder, as quais se tornaram mais patentes e intratáveis desde sexta-feira, quando Truss anunciou a mudança de direção, demitindo seu ministro da fazenda, Kwasi Kwarteng.

A secretária do interior, Suella Braverman, outra ministra do alto escalão, renunciou ao cargo na quarta-feira, no que pareceu ser uma tentativa de forçar o colapso do governo Truss.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações