Títulos italianos sobem na esperança de que Meloni cumpra as regras financeiras da UE

Investing.com

Publicado 01.08.2022 10:58

Atualizado 01.08.2022 11:19

Por Geoffrey Smith

Investing.com - Os títulos italianos subiram na segunda-feira na esperança de que Giorgia Meloni, apontada por muitos para ser a próxima primeira-ministra do país, cumpra as regras fiscais da União Europeia (UE) se for eleita.

O rendimento do título de referência de 2 anos - uma aproximação do risco de a Itália ser forçada a sair da zona do euro por seus problemas crônicos de dívida - caiu 18 pontos-base para 1,235%, o menor patamar em quase duas semanas. O rendimento do título de 10 anos também caiu, em 15 pontos-base, ainda em 3%. O Spread para o seu homólogo alemão chegou a diminuir para 224 pontos base, retornando às 11h16 próximos dos 250 pontos base nas últimas semanas.

O prêmio de risco da dívida italiana aumentou acentuadamente nas últimas semanas, à medida que o governo de coalizão liderado por Mario Draghi se desfez. Draghi renunciou em julho, depois de não conseguir apoio amplo o suficiente para um plano de ação que propunha várias reformas controversas para liberar quase mais de € 200 bilhões (US$ 205 bilhões) de fundos da União Europeia para o país.

O presidente Sergio Mattarella convocou novas eleições para 25 de setembro, e o partido de direita Irmãos da Itália (Fratelli d'Italia) de Meloni - atualmente à frente nas pesquisas - é visto como o candidato mais provável para formar o novo governo.

A Bloomberg informou na sexta-feira que Meloni se enquadraria nas condições da UE para receber fundos do chamado plano Next Generation EU, que visa impulsionar a recuperação da economia europeia da pandemia. Citou funcionários familiarizados com o pensamento de Meloni.

No entanto, não ficou claro como ela pretendia conquistar prováveis ​​aliados que tradicionalmente são mais resistentes à pressão externa das instituições europeias. Meloni, cuja vantagem de ser a única de grande partido a ficar fora do governo de Draghi nos últimos 18 meses e criticá-lo de fora, não confirmou o relatório.

De acordo com uma pesquisa de opinião encomendada pela Sky Italia, o partido Fratelli d'Italia de Meloni ganharia 24,2% dos votos se as eleições fossem realizadas amanhã. Embora isso seja apenas uma vantagem estreita de 0,8% sobre o Partido Democrata de centro-esquerda, o restante da pesquisa sugere que Meloni acharia mais fácil construir uma maioria no parlamento, já que dois outros partidos de direita - Lega de Matteo Salvini e o O Forza Italia, de Silvio Berlusconi, está com 13,5% e 8,0%, respectivamente.

A ampla conformidade com as regras da UE também é uma das condições estabelecidas pelo Banco Central Europeu para ativar seu novo "Instrumento de Proteção de Transmissão", destinado a limitar a volatilidade 'injustificada' do mercado de títulos à medida que aumenta {{ecl-164||Taxas de juros da zona do euro} } pela primeira vez em mais de uma década.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações