Toyota decide transferir produção da Grande SP para interior do Estado, fechará fábrica

Reuters

Publicado 05.04.2022 18:43

(.)

SÃO PAULO (Reuters) -A Toyota (SA:TMCO34) anunciou nesta terça-feira que vai fechar sua primeira fábrica fora do Japão, em São Bernardo do Campo, e transferir a produção para suas outras instalações fabris no Estado de São Paulo.

A montadora afirmou que a mudança será feita de forma gradual a partir de dezembro com conclusão prevista para novembro de 2023.

"É importante dizer que o movimento prevê manutenção de emprego, ou seja, será oferecida oportunidade a 100% dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC paulista", afirmou a montadora.

A fábrica da Toyota (NYSE:TM)em São Bernardo do Campo foi aberta em 1962 e emprega cerca de 550 funcionários. A unidade produz componentes que abastecem a fábrica de motores em Porto Feliz (SP), que servem aos modelos Etios, Yaris e Corolla, e exporta peças para os EUA, para montagem do motor do sedã Camry, segundo informações da empresa.

O anúncio foi feito alguns dias depois que a montadora divulgou investimento de 50 milhões de reais em sua fábrica em Indaiatuba (SP), que produz o Corolla sedã.

O plano prevê a transferência das atividades de São Bernardo do Campo para fábricas em Indaiatuba, Porto Feliz e Sorocaba. "A iniciativa tem por objetivo buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de busca de mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de negócios no país", afirmou a montadora.

Com o fechamento da fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo, o Estado de São Paulo acumula nos últimos anos anúncios de fechamentos de três fábricas de veículos. Antes do anúncio da montadora japonesa, a Ford (NYSE:F), anunciou fechamento de fábrica em São Bernardo do Campo e Mercedes-Benz, em Iracemápolis. Esta última foi vendida à chinesa Great Wall Motors.

Segundo dados da associação de fabricantes de veículos, Anfavea, em 2021, pela primeira vez na história, o Estado de São Paulo não liderou as vendas de veículos no país, cedendo o posto a Minas Gerais e amargando uma queda de 8%.

(Por Alberto Alerigi Jr., edição Peter Frontini)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações