Trabuco, do Bradesco, afirma que déficit fiscal zero é o grande desafio do Brasil em 2024

Reuters

Publicado 19.01.2024 14:02

(Reuters) - O presidente do conselho de administração do Bradesco (BVMF:BBDC4), Luiz Carlos Trabuco Cappi, afirmou nesta sexta-feira que o déficit fiscal zero é o grande desafio para o Brasil em 2024, mas que mesmo sendo um resultado difícil, é possível.

"Eu acredito que não é heterodoxia ter o crescimento como ponto de chegada porque o crescimento é a única fórmula sustentável de nós termos emprego e renda. Agora, a jornada começa pelo equilíbrio das contas públicas", afirmou durante participação em evento do Grupo Lide realizado em Zurique, na Suíça.

Trabuco afirmou que o déficit zero estabelecido como meta pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é o objetivo terminal desejado, e que o país não pode claudicar nos passos em direção a esse objetivo.

"O déficit zero é difícil, mas ele é possível. Agora, a construção dessa jornada é fundamental, porque é na jornada que nós construímos narrativas, construímos opiniões, e essa construção, em grande parte, ela define o humor dos mercados, dos preços, da expectativas", afirmou.

Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) desta semana apontou que o governo pode ter superestimado suas receitas e deve terminar 2024 com déficit primário de 55,3 bilhões de reais.

Trabuco destacou que a questão fiscal não é exclusividade brasileira, sendo um problema global, mas que a visão de um leniência nessa área pelo país cria uma imagem que está refletida nos preços da economia.

"Por isso que a questão fiscal, o arcabouço, o déficit zero, esse consenso que nós temos entre os três Poderes da República, me faz ser confiante nos gestores da economia brasileira, do Ministério da Fazenda, pela sua definição, o objetivo que se quer atingir, o destino, mas a discussão da trajetória no dia a dia."

Em sua fala, Trabuco afirmou ainda que em 2023 o Brasil "deu respostas, superou dúvidas internas, o que tem um valor inestimável no conceito internacional". Ele pontuou que a inflação ficou "sob controle" e o PIB "superou as expectativas". Ele avalia que 2024 também irá no mesmo caminho.

O chairman do Bradesco também disse que a safra de IPOs (ofertas iniciais de ações) está por acontecer, não só no Brasil e no mundo, mas na dependência do custo de capital, da taxa básica de juros.

 

(Por Paula Arend Laier, em São Paulo)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações