Tratamento diferenciado para reciclados na reforma tributária é positivo

Estadão Conteúdo

Publicado 10.07.2023 20:54

Correção: Abal: Tratamento diferenciado para reciclados na reforma tributária é positivo

Att Srs. Assinantes,

A nota publicada anteriormente continha uma incorreção nos dados de carga tributária do setor de alumínio. O texto mencionava 36%, mas o valor correto é 35%. Segue versão corrigida:

A presidente da Associação Brasileira de Alumínio (Abal), Janaina Donas, afirmou que a inclusão no texto da reforma tributária de um tratamento diferenciado para produtos reciclados é um ponto positivo para o setor, um dos maiores recicladores do País.

No final de maio, a Abal divulgou um levantamento indicando que o setor alcançou, pela primeira vez, a marca de 100% de reciclagem de latas de alumínio para bebidas. A reutilização desse material permite uma redução de 95% nas emissões de gases do efeito estufa (GEE), além de proporcionar uma economia significativa no consumo de energia elétrica.

"É positiva a inclusão no texto da reforma de um tratamento diferenciado para produtos reciclados. Essa é uma pauta importante para o setor, ter esse tratamento para um produto que tem esse apelo ambiental", afirmou Janaina.

Simplificação

Janaina destaca que um dos principais desafios para a indústria brasileira é a complexidade do sistema tributário atual, aliado a uma carga tributária elevada. Por isso, ela considera um esforço positivo o movimento de simplificação presente na PEC 45 - aprovada na Câmara dos Deputados na última sexta-feira, dia 7.

Outro ponto enfatizado pela porta-voz é a importância de discutir a desoneração de impostos. A Abal estima que a carga tributária do setor é, em média, próxima de 35%, de acordo com um estudo realizado pela associação em 2020. "Se a desoneração não é possível, temos que garantir que a carga tributária não aumente. Sabemos que, em um contexto de restrição orçamentária, a discussão sobre a redução de impostos fica cada vez mais difícil", afirmou Janaina.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações