Três lições de 2023 para investir em 2024, segundo a BlackRock

Investing.com  |  Autor Laura Sánchez

Publicado 03.01.2024 15:56

Investing.com - Os principais índices acionários do mundo operavam majoritariamente no vermelho no início da tarde desta quarta-feira, 3, com os analistas avaliando os possíveis cenários para 2024 e seus impactos para os investidores.

O último relatório semanal da BlackRock (NYSE:BLK) destaca três lições de 2023 para orientar sua estratégia de investimento para este ano.

“Em primeiro lugar, as oscilações dos mercados entre narrativas macroeconômicas não indicam novas informações sobre onde chegaremos. Este não é um ciclo econômico comum e o contexto é fundamental. Em segundo lugar, uma maior dispersão está gerando oportunidades. Isso exige competência e detalhamento. Em terceiro lugar, os avanços da inteligência artificial têm impulsionado o desempenho das ações americanas e mostram que as megatendências são relevantes agora, não apenas no futuro”, afirmam esses especialistas.

“Olhando para trás, em 2023 houve principalmente uma recuperação focada em ações tecnológicas, com o Nasdaq subindo 55% desde 2022. Uma retomada em todo o mercado desde novembro também favoreceu a tecnologia e levou o S&P 500 de igual ponderação a obter um retorno de 12%”, comentam na BlackRock.

“No geral, estamos vendo uma maior dispersão nos retornos das ações individuais desde 2020 (barra verde no gráfico). A incerteza macroeconômica, a geopolítica e as mudanças estruturais estão aumentando a volatilidade e a dispersão”, complementam.