Trump torce por colapso econômico nos EUA para não ser responsabilizado se eleito

Investing.com  |  Autor David Wagner

Publicado 10.01.2024 15:28

Investing.com - O ex-presidente americano Donald Trump disse na segunda-feira que torce para que a economia dos EUA entre em colapso nos próximos 12 meses, para não ser culpado por uma desaceleração se for reeleito.

PROMOÇÃO DO INVESTINGPRO: Tenha 10% de desconto adicional na promoção de Ano Novo, que já possui preços até 50% OFF. Use o cupom "INVESTIR" para o plano Pro+ anual ou “investirmelhor1” para o plano Pro+ 2 anos. Apenas até 31 de janeiro!

Em uma entrevista à Lindell TV, ele também afirmou que a economia está fraca e depende dos resquícios das conquistas em seu primeiro mandato.

“Quando houver um colapso, espero que seja nos próximos 12 meses, porque não quero ser um Herbert Hoover”, declarou Trump, referindo-se ao presidente que enfrentou a crise econômica de 1929, quando o mercado de ações teve seu pior crash e a Grande Depressão começou.

No início deste mês, Trump já havia alertado sobre uma grande crise se não vencesse as eleições presidenciais.

Em sua rede social Truth Social, que ele criou após ser banido do Twitter, o ex-mandatário declarou que “a economia está péssima e a inflação, que alguns dizem ter superado 30% nos últimos três anos, aniquilou o poder de compra dos consumidores”.

Ele também ressaltou que “a única coisa que mantém a economia ‘viva’ são os vestígios do que fizemos durante o governo Trump”.

Trump afirmou que “o mercado de ações está alto só porque as pessoas e as instituições acreditam e esperam que eu ganhe a eleição presidencial de 2024”, e avisou que se ele não ganhar, deve-se esperar um crash no mercado de ações pior do que o de 1929 e uma Grande Depressão.

Cabe ressaltar que Trump não é o único a temer uma catástrofe econômica nos EUA, já que a dívida de mais de 34 trilhões de dólares do país é cada vez mais vista como insustentável.

No entanto, pelo menos no papel, a economia americana se manteve forte no terceiro trimestre, com um crescimento do PIB de 4,9% ano a ano. O consenso geral é de que pode haver uma continuidade da alta das ações e um pouso suave da economia, desde que a inflação siga desacelerando e a atividade econômica se mantenha firme.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações