UBS: 55% dos investidores globais vêem Biden eleito; democrata preocupa mercados

Investing.com

Publicado 23.07.2020 16:16

Atualizado 23.07.2020 18:11

Investing.com - As eleições presidenciais dos Estados Unidos, previstas para acontecer em 3 de novembro, certamente terão impacto nos mercados, independentemente de quem vencer a disputa, até porque a maior economia mundial responde por mais da metade dos índices MSCI e sua moeda está envolvida em nove das 10 transações financeiras mundiais.

Por isso, em relatório de pesquisa distribuído na quinta-feira (23) pela UBS, 67% dos 2.867 investidores globais ouvidos pela instituição veem com muito interesse as eleições dos EUA.

Até o início deste ano, a grande aposta era na reeleição do Trump, que governava com uma economia forte e taxa de desemprego nas mínimas de 50 anos. Porém, a crise desencadeada pela Covid-19 mudou o cenário e, agora, o atual presidente está atrás do candidato democrata Joe Biden nas pesquisas - e também nas previsões dos investidores.

No geral, 55% dos investidores em todo o mundo acreditam na vitória de Biden. De todos, a pesquisa indica que os latinos são os que mais projetam uma vitória de Trump: 49% do total, sendo a ponta oposta ocupada pela Suíça, em que 58% esperam vitória de Biden.

Independentemente do ganhador, 61% dos investidores em todo o mundo pretendem fazer mudanças em seus portfólios depois das eleições nos EUA. Na Ásia, esse percentual é de 75%, seguido por América Latina (67%), Europa exceto Suíça (61%), EUA (46%) e Suíça (31%). As mudanças pretendidas pelos investidores são, em ordem decrescente, ajuste na alocação de setores; aumento de posição de liquidez; adição de proteção ao portfólio e aumento de ações.

Impacto na economia

Os candidatos à Casa Branca têm plataformas políticas divergentes, o que significa que uma vitória Republicana ou Democrata impactaria de maneira diferente os diversos setores da economia. De acordo com a UBS, a vitória de Biden, por exemplo, provavelmente teria impacto positivo sobre ativos expostos a eficiência energética, mobilidade inteligente e renováveis, tanto nos EUA quanto no exterior. A vitória de Trump, por outro lado, poderia ser positiva para determinadas empresas de energia e finanças, com o recuo da ameaça de uma regulamentação mais rígida, e para empresas aeroespaciais e de defesa.

Para investidores de mercados emergentes como a América Latina, os analistas Alejo Czerwonko e Michael Bolliger recomendam portfólios resilientes para performar bem em uma ampla variedade de cenários, em vez de focar em um resultado político em particular. Boas opções, na opinião dos analistas, é a renda fixa, que deve continuar a entregar retornos sólidos ajustados para o risco, títulos denominados em dólar e títulos de commodities como petróleo e gás. Além da tão popular renda variável, em que retorno de ações de países emergentes devem ser maior do que de países desenvolvidos nos próximos anos , com o banco projetando uma alta anualizada em 9,2% no cenário-base.

Líder nas pesquisas

O candidato democrata Joe Biden se consolidou à frente de Trump como favorito para ganhar a eleição de 2020 nas últimas semanas, aproveitando um momento de queda na aprovação do presidente. Trump tem sido criticado por sua atuação na tentativa de controle da pandemia de covid-19, que os EUA registram o maior número de casos e mortes do mundo, e por sua postura divisiva como resposta aos protestos após a morte de George Floyd.

Em um compilado das principais pesquisas norte-americanas realizado pelo FiveThirtyEight , Biden lidera a corrida com 49,9% das intenções de voto, contra 42,0% de Trump na pesquisa nacional. A decisão da eleição norte-americana acontece em poucos estados, chamados de Swing States, que dão a vitória a um lado ou o outro. Nos 13 potenciais swing states de 2020, Biden lidera em 10, Trump lidera em um. Dois não têm dados suficientes.

Nas principais pesquisas realizadas em julho, o governo de Trump é desaprovado entre 53% e 58% dos pesquisados, enquanto sua aprovação varia entre 37% e 45%.

Vitória de Biden preocupa mercado

O candidato democrata defende elevação de impostos às corporações americanas, diferentemente do praticado pelo atual presidente, que promoveu uma reforma tributária em seu primeiro ano de mandato que catapultou o lucro das empresas americanas.

Biden já apresentou propostas de elevação em até 28% os impostos corporativos, com a expectativa de arrecadar US$ 1 trilhão em três anos. Isso reverteria a redução realizada pela administração Trump.

Além disso, o ex-vice-presidente quer elevar imposto mínimo sobre receita de empresas americanas no exterior, endurecer leis antitrustres e tributar os mais ricos. Analistas do Goldman Sachs estimam redução de cerca de 12% no lucro por ação das empresas listadas no S&P 500 com as medidas adotadas.

No entanto, analistas do JPMorgan afirmam que vitória de Biden seria "neutra e ligeiramente positiva" aos mercados. Dado à crise econômica provocada pela pandemia, o foco de uma eventual administração Biden seria no crescimento econômico e na geração de emprego, deixando as medidas de tributação às empresas em segundo plano ou até ser aumentados sob alíquota menor.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações