USDA confirma maior venda de soja dos EUA à China desde junho

Reuters

Publicado 07.08.2020 14:46

Por Julie Ingwersen

CHICAGO (Reuters) - O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos registrou nesta sexta-feira vendas privadas de 456 mil toneladas em soja norte-americana à China, na maior venda da oleaginosa registrada em um dia para os chineses, principais compradores globais, desde 11 de junho.

Vendas menores haviam sido reportadas na quarta-feira e na quinta-feira, assim como negociações com destinos desconhecidos na segunda-feira.

As operações aconteceram apesar das crescentes tensões políticas entre Washington e Pequim. O presidente norte-americano Donald Trump aumentou o antagonismo nesta sexta-feira, ao proibir transações dos EUA com dois populares aplicativos chineses, o WeChat e o TikTok, o que impactou os mercados globais.

"Compras (pela China) de nossos produtos--milho, trigo, sorgo em grão, soja, carne suína-- continuam em ritmo rápido, sem qualquer relação com as tensões geopolíticas", disse o presidente da Advanced Economic Solutions, Bill Lap.

As importações de soja pela China cresceram 18% até julho na comparação com o mesmo período do ano anterior, com a chegada de grandes volumes do Brasil, segundo dados da alfândega chinesa.

O país asiático tem aumentado as compras dos EUA nas últimas semanas-- o USDA registrou aquisições pela China de quase 5,2 milhões de toneladas de milho dos EUA, além de 3 milhões de toneladas de soja e 320 mil toneladas de trigo desde 10 de julho.