USDA confirma mais cancelamentos de vendas de trigo dos EUA para China

Reuters

Publicado 11.03.2024 12:12

Atualizado 11.03.2024 13:46

CHICAGO (Reuters) - Exportadores privados cancelaram vendas de 264.000 toneladas métricas de trigo vermelho soft de inverno dos EUA que haviam sido reservadas para entrega na China, confirmou o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) na segunda-feira.

Foi o terceiro cancelamento e o maior dos três, depois de dois cancelamentos na semana passada, totalizando 240.000 toneladas de trigo vendido para a China.

Os preços do trigo caíram desde que a China fez uma série de compras de trigo dos EUA em dezembro.

A queda nos preços reflete a forte concorrência dos fornecedores globais, especialmente da Rússia, o maior exportador de trigo do mundo, e a melhoria das condições das safras no cinturão de trigo de inverno dos EUA.

Na semana passada, a China ampliou seu orçamento para estocar grãos e óleos comestíveis este ano, pois pretende reduzir sua dependência das importações e melhorar a segurança alimentar.

Os futuros do trigo na bolsa de Chicago caíram para 5,235 dólares por bushel após o anúncio do USDA na segunda-feira, o menor valor em um gráfico contínuo do contrato mais ativo desde agosto de 2020.

O contrato de referência caiu cerca de 19% em relação a um pico de quatro meses atingido no início de dezembro, a 6,495 dólares, na época em que as compras semanais de trigo dos EUA pela China atingiram um recorde histórico.