Venda do SVB para First Citizens ajuda a estabilizar bancos

Reuters

Publicado 27.03.2023 08:39

Por Scott Murdoch e Tom Westbrook

(Reuters) - A venda do SVB Financial Group (NASDAQ:SIVB) para um rival regional dos Estados Unidos ajudou a estabilizar as ações de bancos europeus nesta segunda-feira, depois que o setor foi atingido na semana passada por preocupações sobre uma possível crise bancária sistêmica.

O súbito colapso do SVB, que é focado em prestação de serviços para startups de fundo tecnológico, no início deste mês desencadeou o pior choque bancário desde a crise financeira global de 2008 e atraiu alguns dos maiores bancos da Europa para o foco dos investidores.

Sinais de que os problemas no SVB estão sendo resolvidos pelas autoridades podem ajudar a aumentar a confiança dos investidores.

O First Citizens BancShares comprou todos os empréstimos e depósitos do SVB e deu à Federal Deposit Insurance Corp (Fdic) direitos de participação em ações no valor de até 500 milhões de dólares em troca, informou a entidade em comunicado.

O First Citizens também fez um acordo com o regulador para compartilhar perdas e fornecer proteção adicional contra possíveis perdas de crédito.

A Fdic estima que o colapso do SVB custará cerca de 20 bilhões de dólares a um fundo federal de seguro de depósitos.

"O anúncio é positivo para a estabilidade financeira e para a indústria de capital de risco", disse Gary Ng, economista sênior do Natixis Hong Kong.

As ações de bancos na Europa abriram em alta nesta segunda-feira. O maior banco da Alemanha, Deutsche Bank, que havia caído 8,5% na sexta-feira pressionado por forte salto no custo de garantir seus títulos contra o risco de inadimplência, subia 4,9% às 7h50 (horário de Brasília).

O índice mais amplo que reúne ações dos principais bancos da Europa subia 1,1%, após cair quase 4% na sessão anterior.

O acordo do First Citizens para comprar o SVB selou o primeiro fim de semana em várias semanas sem notícias de novos colapsos bancários, resgates ou ajuda emergencial das autoridades.

"Varremos o SVB para outro comprador, o que é bom", disse Tony Sycamore, analista da IG Markets, em Sydney.

"Mas o maior problema é garantir depósitos em todos os outros bancos (regionais dos EUA)...é um pouco de calma antes da próxima tempestade."

O colapso do SVB fez com que os depositantes dos EUA fugissem de bancos regionais menores em busca de bancos maiores.

A Bloomberg News publicou que as autoridades dos EUA estavam em fase inicial de deliberação sobre a expansão dos instrumentos de empréstimo de emergência, o que poderia dar ao banco regional norte-americano First Republic Bank mais tempo para reforçar seu balanço.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

As ações do First Republic Bank (NYSE:FRC), cujo futuro está no centro das preocupações dos investidores, subiram mais de 25% nas negociações de pré-mercado nesta segunda-feira, com seus pares Western Alliance Bancorp e PacWest Bancorp avançando 5,4% e 9,2%, respectivamente.

Apesar da alta desta segunda-feira, o índice Stoxx de ações de bancos europeus acumula queda de mais de 17% e o índice de bancos regionais KBW dos EUA registra perda acumulada de 20%, com os investidores preocupados com o que vem a seguir.

"Acho que não dá para sentar e dizer: 'Bem, está tudo acabado, Silicon Valley Bank e Credit Suisse (SIX:CSGN) resolvidos e a vida vai voltar ao normal'", disse o presidente-executivo do Australia and New Zealand Banking Group, Shayne Elliott.

O súbito aumento nas dificuldades para os bancos levantou questões sobre se as principais autoridades monetárias do mundo continuarão a fazer aumentos agressivos nas taxas de juros para conter a inflação e se o consequente aperto nos empréstimos prejudicará a economia global.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações