Wall St cai com perdas de ações de chips e tom agressivo em falas de Powell

Reuters

Publicado 28.06.2023 10:47

Atualizado 28.06.2023 11:40

(Reuters) - Os principais índices de Wall Street caíam nesta quarta-feira, pressionados por uma reportagem de que os Estados Unidos podem reduzir as vendas de chips de inteligência artificial para a China, enquanto o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, manteve um tom agressivo em falas que os investidores aguardavam.

As ações das fabricantes de chips Nvidia e Advanced Micro Devices caíam 2,0% e 1,4%, respectivamente, depois que o Wall Street Journal informou que o Departamento de Comércio pode interromper os embarques de chips dessas empresas para a China já em julho.

Ações de semicondutores, incluindo Intel (NASDAQ:INTC), Applied Materials e Qualcomm recuavam mais de 2% cada, arrastando o índice mais amplo Philadelphia Semiconductor para queda de 1,3%.

Os índices de Wall Street tiveram uma sequência de perdas interrompida na terça-feira, com dados econômicos otimistas diminuindo os temores de uma recessão iminente nos Estados Unidos, embora tenham aumentado as chances de o Fed elevar os juros novamente no próximo mês.

Powell reiterou em um fórum do Banco Central Europeu que a maioria das autoridades do Fed ainda vê duas altas de juros neste ano e não descartou mais aumento de juros na próxima reunião do banco central norte-americano.

Os operadores agora veem uma chance de aproximadamente 80% de o Fed elevar os juros em 25 pontos-base para uma faixa de 5,25% a 5,50% em julho e esperam que o banco central mantenha os juros inalterados até o final de 2023, de acordo com a ferramenta Fedwatch do CMEGroup.

O S&P 500 e o Nasdaq atingiram máximas de mais de um ano na semana passada, enquanto o Dow Jones atingiu a máxima de seis meses antes de comentários "hawkish" (agressivo contra a inflação) de Powell provocarem uma onda de vendas.