BC da China promete suporte à economia em meio a aumento de riscos globais

Reuters

Publicado 27.06.2019 09:23

BC da China promete suporte à economia em meio a aumento de riscos globais

PEQUIM (Reuters) - O banco central da China disse nesta quinta-feira que manterá o apoio à economia à medida que os riscos globais aumentam, mas promete não adotar estímulos "excessivos" que, segundo analistas, poderiam agravar a dívida e os riscos estruturais.

Dados recentes fracos recentes da China alimentaram as expectativas do mercado de que o governo possa adotar novos estímulos para evitar uma desaceleração mais acentuada na segunda maior economia do mundo, em meio a uma intensa guerra comercial com os Estados Unidos.

"A situação econômica e financeira internacional é complexa e as incertezas externas e os fatores instáveis estão aumentando", disse o Banco do Povo da China em um comunicado após uma reunião trimestral de seu comitê de política monetária.

"Devemos inovar e melhorar os ajustes macroeconômicos, implementar medidas anticíclicas de maneira oportuna e apropriada e fortalecer a coordenação macropolítica", afirmou.

O banco central disse que vai usar uma variedade de ferramentas de política monetária para manter a liquidez razoavelmente ampla, sob uma política monetária prudente que não é nem muito apertada nem muito frouxa.

O Banco do Povo da China tem tentado aliviar as condições de crédito, tendo reduzido os compulsórios bancários seis vezes desde o início de 2018, com expectativas de reduções adicionais.

O banco central reiterou sua meta de aprofundar as reformas de taxas de juros baseadas no mercado e manter o iuan basicamente estável, e disse que não recorrerá a estímulos "excessivos", embora a relação dívida/PIB da China tenha mostrado sinais de estabilização.

O Banco do Povo da China tomará medidas para neutralizar os riscos financeiros, mas controlará o ritmo de sua redução de risco, acrescentou.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações