Black Monday na Europa: Euro no menor nível desde 2002, bloco de gás e venda de ações

Investing.com

Publicado 05.09.2022 07:38

Atualizado 05.09.2022 07:54

Por Alessandro Albano

Investing.com - Não é um bom dia para a Europa. Com o Nord Stream 1 não retomando os fluxos, o euro/dólar está sendo negociado nas mínimas dos últimos 20 anos, pressionando ainda mais o Banco Central Europeu e destruindo as bolsas de valores da região.

No momento, o euro vale pouco mais de US$ 0,99 após quebrar esse suporte histórico durante o comércio asiático, atingindo US$ 0,9877 na semana da reunião do conselho do BCE para decidir o ritmo de aumento do custo do dinheiro na zona do euro.

Olhando para os mercados de ações, o DAX perde 2,48% com Frankfurt mais exposto às decisões da Gazprom, o FTSE MIB perde 2,45% e o CAC 40 cai 1,78%.

Para empurrar para baixo a moeda única e os mercados europeus, estão as perspectivas de recessão na região - que enfrenta agora um outono/inverno de inflação elevada e consumo de energia reduzido, permanecendo o gasoduto Yamal-Europa a única via através da qual Moscovo irá fornecer gás para o Velho Continente (com meia capacidade).

Os preços do ICE Dutch TTF com vencimento em outubro de 2022 aumentam cerca de 30% diariamente. Portanto, Osamu Takashima, estrategista-chefe de câmbio do Citigroup (NYSE: NYSE:C) disse que "não podemos ter confiança nas perspectivas para o gás natural na Europa e isso é ruim para o euro. A região e a moeda, eles são fortemente dependentes de Putin".

De acordo com Antonio Tognoli, responsável pela análise macro do Corporate Family Office, "as operadoras tentarão entender o grau de preocupação do BCE com a dinâmica da inflação, dentro de um quadro global em que os indicadores antecedentes sinalizam uma desaceleração decisiva do crescimento econômico no próximos meses".

"A escolha do BCE é difícil - explica Tognoli - cada vez mais próximo entre o rigor a todo custo invocado pela Alemanha, que vive a maior inflação dos últimos 70 anos, e manobras menos rigorosas para amortecer ao máximo uma recessão que é anunciada como longa e profunda".

Para o especialista, "é difícil prever uma subida dos mercados nos próximos 6-9 meses", sobretudo tendo em conta o nível de negatividade que voltou a níveis muito elevados, mas "não excluímos alguns surtos, mesmo recuperação substancial, talvez seguindo bons dados de inflação".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"Em um ano é provável que tenhamos a recessão para trás", acrescenta Tognoli.

Do Investing.com Itália

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações