Dólar: A teoria do sorriso do dólar ainda é válida? Veja o que diz a Schroders

Investing.com

Publicado 29.03.2023 08:29

Atualizado 01.04.2023 10:16

Por Laura Sanchez

Investing.com - O índice do dólar está sendo negociado atualmente com alta volatilidade. Se os Estados Unidos entrassem em recessão antes do resto do mundo, o dólar enfrentaria um período de fraqueza, de acordo com a teoria do sorriso do dólar. Schroders (LON:SDR) debate se a teoria ainda é válida.

"As 'boas notícias' da economia podem ser consideradas 'más notícias' para os mercados financeiros em um ambiente como o de 2022, em que a inflação liderou os mercados e a normalização da política monetária foi iniciada", explica. Caroline. Houdril, gerente de portfólio e Joven Lee, estrategista de vários ativos da Schroders.

De acordo com Houdril e Lee, em tal ambiente, tanto as ações quanto a renda fixa podem perder dinheiro ao mesmo tempo, o que significa que há menos lugares para os investidores se refugiarem. O dólar americano pode então desempenhar um papel único, como no ano passado, beneficiando-se do aumento das taxas de juros e das preocupações com o crescimento.

"Olhando para 2023, pode ser o crescimento, não a inflação, que está mantendo os investidores acordados à noite. Dada essa mudança, pensamos que valia a pena colocar o vencedor de destaque do ano passado no centro das atenções e revisar o papel do dólar americano nas carteiras." esses especialistas apontam.

h2 O que é o “sorriso do dólar”?/h2

Schroders aponta que o que aconteceu com o dólar americano no ano passado reflete um fenômeno conhecido como "sorriso do dólar".

O sorriso do dólar foi identificado há 20 anos por Stephen Li Jen e refere-se a quando o dólar americano supera outras moedas em dois cenários extremamente diferentes:

  • Quando a economia dos EUA está forte e há otimismo nos mercados.
  • Quando a economia global está indo mal e o apetite ao risco é baixo (um ambiente de "aversão ao risco").
    Dólar