Dólar à vista recua ante real com exterior e fluxo

Reuters

Publicado 06.03.2023 17:08

Atualizado 06.03.2023 17:40

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar à vista fechou em baixa ante o real nesta segunda-feira, sob influência do exterior e com participantes do mercado aproveitando as cotações mais elevadas, em especial perto do início da tarde, para vender a moeda norte-americana no Brasil.

O dólar à vista fechou o dia cotado a 5,1697 reais, em baixa de 0,60%. Foi a segunda sessão consecutiva de queda para a moeda americana, que atingiu a menor cotação de fechamento desde 23 de fevereiro.

Na B3 (BVMF:B3SA3), às 17:31 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,63%, a 5,1950 reais.

O dólar abriu o dia em alta, em sintonia com o exterior, onde a divisa norte-americana também avançava ante outras moedas de países exportadores de commodities.

Às 10h40 (horário de Brasília), a divisa dos EUA atingiu a cotação máxima da sessão, de 5,2183 (+0,34%), mas perdeu fôlego logo depois.

De acordo com Jefferson Rugik, diretor da Correparti Corretora, exportadores aproveitaram os valores mais elevados para vender moeda, o que pesou nas cotações. Rugik identificou ainda um fluxo de recursos de estrangeiros direcionado à bolsa brasileira, o que reforçou o viés de queda para a moeda norte-americana.

“O dólar também perdeu força lá fora e inverteu o sinal, indo para o negativo. O Brasil acabou acompanhando”, afirmou.

Neste cenário, a divisa dos EUA marcou a cotação mínima de 5,1619 reais (-0,75%) às 12h45. No fim do dia, a moeda seguia na faixa dos 5,16 reais.

No exterior, a semana é de agenda cheia, mas esta segunda-feira foi de poucos destaques. Pela manhã, ainda repercutia nas mesas de operação a notícia, divulgada no domingo, de que a China estabeleceu uma meta de crescimento para 2023 de cerca de 5%. Uma das leituras era de que o percentual –menor do que os de anos anteriores– pode aliviar a pressão inflacionária global.

Na agenda da semana, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, falará ao Congresso dos EUA na terça e na quarta-feira. Já na sexta-feira saem os dados de empregos do setor agrícola norte-americano.

Às 17:31 (de Brasília), o índice do dólar --que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas-- caía 0,26%, a 104,360.

Pela manhã, o Banco Central vendeu integralmente a oferta de 16.000 contratos de swap, para rolagem dos vencimentos de abril.

 

(Fabrício de Castro)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações