Dólar à vista tem leve alta enquanto mercado monitora Campos Neto e exterior

Reuters

Publicado 18.08.2023 09:20

Atualizado 18.08.2023 10:11

Por Fabricio de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar à vista passou a registrar leves ganhos ante o real nesta sexta-feira, após abrir perto da estabilidade, com investidores atentos à participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em evento nesta manhã e de olho no exterior, onde a moeda norte-americana também começou a demonstrar mais força ante algumas divisas.

Às 10:00 (de Brasília), o dólar à vista avançava 0,12%, a 4,9875 reais na venda.

Na B3 (BVMF:B3SA3), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,18%, a 4,9990 reais.

No Brasil, os investidores monitoram a participação de Campos Neto no Fórum Brasileiro de Inteligência Artificial, promovido pela Fundação Milton Campos, em São Paulo.

Como a agenda de indicadores no Brasil é esvaziada, as atenções também seguem voltadas para as negociações na Câmara em torno do projeto do novo arcabouço fiscal. A relativa demora da Casa em votar a proposta, em meio a negociações políticas em torno de uma troca de ministros para incorporar membros do centrão ao governo, e as preocupações em torno da área fiscal impactaram a curva de juros futuros nos últimos dias, com as taxas dos DIs (Depósitos Interfinanceiros) em alta.

Nesta sexta-feira, porém, a tendência mais geral nesta manhã é de baixa dos juros futuros.

No exterior, depois das comunicações mais recentes do Federal Reserve, os negócios ainda são permeados pela percepção de que o banco central dos EUA pode elevar ainda mais sua taxa de juros ou mantê-la em níveis altos por mais tempo que o esperado. Isso penaliza algumas moedas de emergentes e pesa sobre índices de ações globais, na Europa e nos EUA.

Além dos receios com uma política monetária mais restritiva nos EUA, os mercados seguem cautelosos com a economia da China e, em especial, com o setor imobiliário do país, após uma semana de dados fracos, apesar das promessas de autoridades chinesas de suporte ao crescimento.