Dólar abandona queda e fecha em alta mesmo com nova atuação do BC

Reuters

Publicado 14.10.2021 17:48

Atualizado 14.10.2021 18:02

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em leve alta frente ao real nesta quinta-feira, depois de recuar mais cedo em reação a mais uma oferta de liquidez pelo Banco Central, com o mercado ainda avaliando a disposição da autoridade monetária de seguir ativo no mercado de câmbio.

O dólar à vista subiu 0,14%, a 5,5158 reais na venda.

A moeda oscilou de 5,4680 reais (-0,73%) a 5,5315 reais (+0,43%).

As divisas emergentes rondavam estabilidade, mesmo comportamento de um índice do dólar frente a rivais de países ricos.

A moeda brasileira pareceu sentir um posicionamento mais negativo de investidores em relação à América Latina, cujas divisas eram maioria na curta de lista de perdedoras ante o dólar na sessão.

Analistas têm destacado os impasses relacionados ao aumento global da inflação, problema que na América Latina historicamente é mais agudo. A inflação no Brasil em 12 meses já está acima de 10%; na véspera, o banco central do Chile fez um expressivo aperto monetário para conter pressões sobre os preços; e na Argentina a inflação anual já está em 52,5%.

De forma geral, a alta da inflação exige uma depreciação nominal da taxa de câmbio para que a taxa real se mantenha mais alinhada aos níveis de risco percebidos pelo mercado no momento.