Dólar abre em queda com alívio no exterior, mas passa a subir por cautela interna

Estadão Conteúdo

Publicado 03.03.2023 06:50

Atualizado 03.03.2023 10:10

Dólar abre em queda com alívio no exterior, mas passa a subir por cautela interna

O dólar iniciou os negócios em queda nesta sexta-feira, 3, em manhã de apetite moderado por ativos de risco no exterior. Mas o sinal se inverteu e a moeda passou a subir ante o real há pouco. Às 9h41, o dólar à vista registrou máxima a R$ 5,2123, ante mínima a R$ 5,1848 (-0,37%).

Um pano de fundo de cautela política e fiscal pesa nos ajustes do mercado de câmbio, segundo operadores.

"As pressões políticas contra o Banco Central continuam, as perspectivas da Petrobras (BVMF:PETR4) não são positivas e a economia segue em desaceleração", cita em nota a MCM Consultores.

O aumento da inflação no atacado no País chama atenção também. O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que inclui preços da indústria extrativa e de transformação, teve alta de 0,29% em janeiro, ante recuo de 1,26% em dezembro, informou nesta sexta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O alívio no exterior é moderado porque a sensação de investidores é de os bancos centrais terão de ampliar aumentos de juros para conter a inflação, que vem mostrando desaceleração mas ainda está bem acima das metas estipuladas de 2% pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e Banco Central Europeu (BCE).

O aumento dos PMIs europeus hoje reforça as apostas em BCE agressivo, além de comentários de dirigentes do BCE, Luis de Guindos e Madis Muller. O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto final da zona do euro indica que a atividade econômica na região "se mostrava razoavelmente resiliente em fevereiro", na avaliação da Capital Economics.

Os índices para Espanha e Itália e para o setor de serviços estavam "particularmente fortes", diz a consultoria, acrescentando que o quadro "deve encorajar o Banco Central Europeu (BCE) a prosseguir com mais altas de juros".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações