Dólar alterna leve queda e estabilidade ante real

Reuters

Publicado 14.01.2020 12:42

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - Depois de operar em alta por boa parte da manhã, chegando a superar os 4,16 reais, o dólar passava rondar a estabilidade contra o real nesta terça-feira, sofrendo ajuste após três altas consecutivas, com investidores também atentos à elevação das projeções do governo para a economia brasileira.

Por volta de 11h50, a cotação oscilava em leve queda de 0,11%, a 4,1356 reais na venda. Mais cedo, já na primeira meia hora de negócios, a cotação bateu 4,1625 reais na venda, máxima intradia desde 6 de dezembro do ano passado.

O dólar subiu em sete das oito sessões fechadas de 2020, acumulando no período valorização de 3,22% e impondo ao real o pior desempenho para este começo de ano dentre 33 pares da moeda norte-americana.

Apenas na véspera, a cotação saltou 1,18%, a 4,1423 reais na venda, maior alta percentual diária desde 8 de novembro e nível mais alto para um encerramento desde 10 de dezembro.

Segundo Ricardo Gomes da Silva, da Correparti Corretora, a fortaleza do dólar pode estar relacionada à ausência de leilões de câmbio pelo Banco Central.

“A falta de sinalização do Banco Central em relação à oferta de dólares no mês de janeiro, seja através dos leilões de swaps e/ou vendas no mercado à vista, tem gerado larga procura pela moeda norte-americana, especialmente após o início do conflito geopolítico entre Estados Unidos e Irã”, afirmou em nota.

A última atuação do BC no mercado cambial via leilões ocorreu em 20 de dezembro passado, quando a autoridade monetária vendeu 465 milhões em dólar à vista e, ao mesmo tempo, negociou 9.300 contratos de swap cambial reverso —como parte da estratégia de trocar posição cambial do mercado de derivativos para dólar spot.

O próximo lote de swaps cambiais tradicionais é de 11,729 bilhões de dólares e vence em 1º de abril de 2020.

Porém, depois alcançar máximas por volta de 9h30, o dólar começou a perder força, indo a 4,1316 na mínima do dia, o que, segundo Silvio Campos Neto, economista da Tendências Consultoria, se devia a um ajuste após alta acentuada nas últimas três sessões, com os operadores em busca de um ponto de equilíbrio para a taxa de câmbio.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Também ajudou a informação de que o governo elevou nesta terça-feira sua projeção para a alta do Produto Interno Bruto (PIB) este ano a 2,4%, sobre 2,32% anteriormente, um sinal de recuperação da economia brasileira que pode atrair mais investimentos estrangeiros e ingressos de recursos ao país.

No exterior, o dólar subia 0,15% contra uma cesta de moedas importantes. A força da moeda norte-americana contra divisas como o iene era atribuída em parte ao otimismo global em relação à assinatura de um acordo comercial inicial entre EUA e China, prevista para quarta-feira.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações