Dólar avança no exterior com maior procura por proteção

Investing.com

Publicado 01.07.2022 04:18

Por Peter Nurse

Investing.com – O dólar avançava no início das negociações na Europa nesta sexta-feira, negociado perto das máximas do ano, diante da busca por proteção contra a postura dos bancos centrais de enfrentar a inflação às custas do crescimento econômico.

Às 4h00 (horário de Brasília), o Índice Dólar, que compara a moeda americana a uma cesta de seis divisas, registrava alta de 0,2%, a 104,688, após saltar para a máxima de 20 anos de 105,79 em meados de junho.

O dólar mostrou certa fraqueza na quinta-feira, depois que o índice de gastos com consumo pessoal nos EUA cresceu muito menos do que o esperado em maio, fazendo com que as taxas da nota referencial de 10 anos do Tesouro americano recuassem para 2,94%, rumo à sua maior queda semanal em sete semanas.

Isso ocorreu após comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, no início da semana, sugerindo que o risco de prejudicar a economia por causa dos juros maiores era menos importante do que restaurar a estabilidade de preços.

Dito isso, o dólar voltou a se recuperar rapidamente com os investidores vendendo ativos sensíveis ao crescimento, à medida que se intensificam as preocupações com uma desaceleração nos EUA capaz de afetar todo o mundo.

“O dólar continua perto das máximas do ano, já que os temores de uma recessão não conseguem afastar a crença de que a inflação é um problema e que o Federal Reserve está mais do que disposto a elevar os juros para solucioná-lo”, afirmaram analistas da ING em nota.

O EUR/USD cedia 0,3%, a 1,0453, com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia contribuindo para a inflação e as preocupações com o crescimento na Europa.

As economias europeias estão enfrentando um grande choque ocasionado pela redução de fornecimento de gás natural da Rússia, ameaçando intensificar ainda mais a inflação que já está em níveis recordes, além de jogar a Alemanha, potência do continente, em uma recessão “iminente”, declarou o Deutsche Bank.

Os dados referentes ao índice de preços ao consumidor na zona do euro estarão em foco mais tarde na sexta-feira. A expectativa é que o IPC salte para 8,4% em junho, um novo recorde após alcançar 8,1% no mês anterior.

Além disso, os dados do PMI industrial para a zona do euro, com destaque para a Alemanha, também serão divulgados na sexta-feira e a expectativa é que mostrem uma deterioração da confiança nesse setor-chave.

O GBP/USD recuava 0,4%, a 1,2131, com o governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, afirmando, no início da semana, que a economia do Reino Unido já estava começando a desacelerar, enquanto a inflação poderia continuar subindo.

Os executivos britânicos são os mais pessimistas em suas perspectivas para a economia desde os primeiros dias da pandemia. A pesquisa do Instituto de Diretores com mais de 400 líderes mostrou que o índice de confiança econômica caiu para -60 em junho, em comparação com -45 em abril, nível mais baixo desde que o coronavírus atingiu pela primeira vez o Reino Unido no início de 2020.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O USD/JPY cedia 0,6%, a 134,97, com o iene japonês também recebendo suporte como porto seguro. O AUD/USD, sensível ao risco, afundava 1,1%, a 0,6821, enquanto o USD/CNY subia 0,1%, a 6,7078, após a atividade industrial na China registrar sua mais rápida expansão em 13 meses em junho, dado que o índice Caixin/Markit de gerentes de compras industriais subiu para 51,7 no mês passado, graças ao fim dos bloqueios sanitários contra a Covid.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações