Dólar fecha em leve queda após quatro altas seguidas

Reuters

Publicado 02.12.2021 17:53

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em leve baixa nesta quinta-feira, com o real beneficiando-se de um dia de recuperação das commodities e de um rali de ativos de risco no exterior, apesar de números mais fracos da economia brasileira divulgados na sessão em que a PEC dos Precatórios foi aprovada pelo Senado.

LEIA MAIS: Senado aprova em dois turnos PEC dos Precatórios

A moeda norte-americana foi às mínimas do dia à medida que aumentava a expectativa de aprovação do projeto na Casa, o que ocorreu por volta de 14h30 (de Brasília). O texto modifica as regras de quitação dessas dívidas do governo e altera o prazo de correção do teto de gastos pelo IPCA, o que foi visto como uma vitória para o governo, apesar do imbróglio anterior. O texto terá de voltar à Câmara dos Deputados.

O dólar, posteriormente, reduziu as perdas.

"Acho que no fim das contas a aprovação da PEC estava no radar do mercado", disse Tulio Portella, diretor comercial da B&T Câmbio, que chamou atenção para a queda moderada do dólar nesta sessão depois de quatro dias seguidos de ganhos.

"O cenário é ainda de dólar forte, temos na pauta a pandemia, ano que vem tem eleição... As estimativas estão mais próximas de 6 reais do que de 5 reais", completou.

O dólar à vista caiu 0,21%, a 5,6594 reais, depois de oscilar entre 5,6797 reais (+0,15%) e 5,6143 reais (-1,00%). Nas quatro sessões anteriores em que subiu a cotação havia acumulado ganho de 1,90%.

O pico intradiário do dólar foi batido pouco depois do começo dos negócios, quando o mercado ainda analisava dados do PIB brasileiro referentes ao terceiro trimestre, que mostraram o país novamente entrando em recessão técnica (dois trimestres consecutivos de contração da atividade).

CONFIRA TAMBÉM: Guedes diz que dado do PIB está no "retrovisor" e destaca investimento e crédito