Dólar fica quase estável ante moedas rivais, em pregão com pouca liquidez

Estadão Conteúdo

Publicado 12.10.2020 15:03

Atualizado 12.10.2020 18:10

Dólar fica quase estável ante moedas rivais, em pregão com pouca liquidez

O dólar oscilou durante o pregão e fechou com leve alta em relação a outras moedas fortes, em um dia de pouca liquidez no mercado devido a um feriado nos EUA. O euro, por outro lado, se desvalorizou em meio ao aumento da segunda onda de coronavírus na Europa. No Reino Unido, o anúncio de que um novo lockdown generalizado não seria aplicado fez com que a libra se valorizasse.

Os movimentos contrários fizeram com que o DXY, que mede o dólar frente a outras seis divisas de economias desenvolvidas, operasse grande parte do dia perto da estabilidade, fechando com leve alta de 0,009%, a 93,065 pontos. O iene também se valorizou frente ao dólar, e a moeda americana era cotada 105,34 ienes no fim da tarde em Nova York. O dia não contou com o mercado de Treasuries nos Estados Unidos, fechado em razão do feriado de Colombo.

"As preocupações com o coronavírus levaram o euro para fora de seu nível mais alto em quase três semanas em relação ao dólar", avaliou a Western Union. A moeda comum era cotada a US$ 1,1814 no final da tarde. Hoje, em coletiva de imprensa da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de casos no continente foi mencionado como uma preocupação.

A "flutuabilidade" da libra reflete as esperanças de que as negociações do Brexit no final desta semana possam progredir em direção a um acordo comercial, aponta a Western Union, em semana que conta com passos decisivos vindos da reunião do Conselho Europeu. Hoje, o primeiro-ministro Boris Johnson foi ao Parlamento e indicou que apesar de novas restrições, um lockdown total no país estava descartado, o que levou à valorização da moeda britânica. No mesmo horário, a libra era cotada a US$ 1,3069.

Nos mercados emergentes, o rublo se desvalorizou hoje frente ao dólar. No final da tarde em Nova Yor, o dólar subia a 77,148. O Danske Bank apontou em relatório que "rendimentos russos subiram cerca de 100 pontos-base para refletir o risco implícito de novas sanções da UE ou dos EUA por conta" do envenenamento do líder opositor Alexei Navalny, o que foi anunciado nesta segunda-feira.

O banco também apontou para a "guerra por procuração" com a Turquia na Armênia/Azerbaijão. Na última semana, as esperanças de um cessar-fogo em Nagorno-Karabach dominaram a questão, mas a pausa nos conflitos foi rapidamente violada. As tensões continuam altas, e a lira, que vem acumulando grandes perdas desde o começo do confronto, as ampliou nesta segunda-feira. No final da tarde, o dólar avançava a 7,8861 liras.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações