Dólar opera misto ante rivais com avanço da covid-19, ata do Fed e feriado

Estadão Conteúdo

Publicado 26.11.2020 16:19

Atualizado 26.11.2020 19:40

Dólar opera misto ante rivais com avanço da covid-19, ata do Fed e feriado

O dólar operou misto ante algumas das principais moedas rivais nesta quinta-feira, 26, em dia marcado pela baixa liquidez do mercado, o avanço do coronavírus e a repercussão da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos). A percepção de que o Fed pode expandir a sua política de afrouxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) nos próximos meses alimentou a busca do mercado por ativos de risco, o que enfraqueceu o dólar, mas o aumento de casos da covid-19 fez investidores buscarem segurança na moeda americana.

O índice DXY, que mede a variação do dólar ante uma cesta de outras seis moedas fortes, fechou com variação positiva de 0,04% no pregão desta quinta, aos 92,029 pontos. Entre as principais divisas concorrentes do dólar, o iene esteve entre as que mais acumularam ganhos, fazendo com que a moeda americana recuasse a 104,26 ienes. Já a libra acumulou perdas ante o dólar e fechou o dia cotada a US$ 1,3360.

A movimentação do índice refletiu em grande parte a taxa de câmbio em relação ao euro, que no começo do dia se desvalorizava após divulgação da ata da reunião mais recente do Banco Central Europeu (BCE). Segundo o documento, os dirigentes do BCE entenderam que seria necessário "recalibrar" os instrumentos de política monetária a partir do mês que vem, considerando perspectiva mais pessimista para a economia por conta da pandemia.

As considerações dos dirigentes contidas na ata aumentaram a percepção do mercado de que o BCE estaria preparando mais medidas de estímulo, e ao longo do dia o euro reduziu as perdas ante o dólar e fechou as negociações cotado a US$ 1,1916.

O mercado ainda repercute a ata do Fed, divulgada no fim da tarde de ontem. Segundo o documento, dirigentes da autoridade monetária dos EUA discutiram a possibilidade de aumentar suas posições na compra de títulos públicos, expandindo sua política de QE, para "sustentar o funcionamento regular do mercado e ajudar a promover condições financeiras acomodatícias". Em conformidade com o BCE, o Fed avaliou que a pandemia do novo coronavírus continuará afetando a economia no curto prazo, além de oferecer riscos à médio prazo.

O avanço da Covid-19 , aliás, continua sendo um fator a pressionar os mercados. Segundo a Universidade Johns Hopkins, já são mais de 60 milhões de infectados em todo o mundo, com diversos países batendo recordes diários em meio à uma segunda onda, incluindo os EUA.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Segundo analistas de mercado, porém, a previsão é de que o dólar seja enfraquecido à curto prazo, com investidores acompanhando a evolução das vacinas contra a covid-19 e projetando uma recuperação acelerada da economia. Um recente comentário de estrategistas do Citigroup previu uma queda acumulada de 20% do dólar em 2021. Para o estrategista de múltiplos ativos do Goldman Sachs, Christian Mueller-Glissmann, o dólar está "sobrevalorizado e os investidores estão com excesso de peso nos ativos dos EUA". A potencial melhora dos ativos de empresas listadas nas bolsas de Nova York, taxas de juros que não acompanham a inflação e uma recuperação do crescimento global deve pesar sobre o dólar, segundo ele.

Esta previsão não se confirmará caso os países falhem em combater o novo coronavírus no primeiro semestre do ano que vem, dizem os analistas. Para o head global de macroeconomia da Fidelity International, Salman Ahmed, a possibilidade de um contingente relevante de pessoas se recusarem a tomar uma vacina contra a covid-19 é um risco que está sendo subestimado. Pesquisas da Pew Research Center, por exemplo, constataram que o número de adultos norte-americanos dispostos a se vacinarem caiu de 72% ,em maio, para 51%, em setembro.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações