Dólar passa a subir após declarações sobre salário mínimo e seguindo emergentes

Reuters

Publicado 18.01.2023 14:21

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar virou para alta ante o real no início da tarde desta quarta-feira, em movimento que ocorreu junto com declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras autoridades sobre o salário mínimo.

Ao mesmo tempo, no exterior, a moeda norte-americana reduziu a queda ante uma cesta de moedas fortes para cerca de 0,20%, enquanto também se fortaleceu contra algumas divisas emergentes, em meio a declarações de membros do Federal Reserve.

O dólar havia caído de modo generalizado mais cedo ao redor do globo após dados econômicos fracos nos Estados Unidos reforçarem expectativa de altas menores de juros pelo Fed e na sequência de decisão de política monetária no Japão.

Às 14:13 (de Brasília), o dólar à vista avançava 1,05%, a 5,1583 reais na venda.

Na B3 (BVMF:B3SA3), às 14:13 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 1,10%, a 5,1700 reais.

Lula assinou, nesta quarta-feira, durante encontro com as centrais sindicais, um despacho determinando que os Ministérios do Trabalho e da Previdência, entre outros, apresentem em 45 dias uma proposta para uma política de valorização do salário mínimo.

Luiz Marinho, ministro do Trabalho, disse que o grupo também vai debater sobre o novo valor do mínimo.

Sérgio Vale (BVMF:VALE3), economista da MB Associados, disse à Reuters que há "uma sinalização de que o salário mínimo vai subir mais do que estava estipulado este ano".