Dólar passa a subir frente ao real com expectativas sobre Fed em foco

Reuters

Publicado 06.06.2023 09:14

Atualizado 06.06.2023 10:45

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar passou a subir frente ao real nesta terça-feira, em linha com recuperação da divisa norte-americana no exterior à medida que investidores avaliavam as chances de o Federal Reserve pausar seu ciclo de altas de juros em junho, com dados mistos aumentando a incerteza em torno das perspectivas de política monetária.

Às 10:42 (horário de Brasília), o dólar à vista avançava 0,43%, a 4,9522 reais na venda.

Na B3 (BVMF:B3SA3), às 10:42 (horário de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,37%, a 4,9745 reais.

Mais cedo, a divisa norte-americana chegou a operar em queda, mas logo reverteu as perdas em linha com o leve fortalecimento do índice que compara o dólar a uma cesta de pares fortes, em sessão de agenda econômica que operadores descreveram como "morna".

"Creio que, dada a agenda econômica fraca, o mercado de câmbio vai ficar sem uma tendência clara definida, e também já começam os ajustes para o feriado de quinta-feira de Corpus Christi aqui no Brasil", disse Márcio Riauba, gerente da mesa de operações da Stonex.

No exterior, o mercado continuava repercutindo a notícia de que o setor de serviços dos EUA mal cresceu em maio com a desaceleração de novos pedidos, segundo dados divulgados na segunda-feira. Embora isso tenha sinalizado que o aperto monetário do Fed está esfriando a maior economia do mundo, a leitura veio logo após fortes dados de empregos da semana passada, obscurecendo as perspectivas para a política monetária do Fed.

Nesta manhã, os mercados precificavam cerca de chance de 75% de chance de o Fed deixar os juros inalterados na reunião de política monetária de 13 e 14 de junho, com 25% de probabilidade de elevar sua taxa básica em 0,25 ponto percentual.