Dólar cai à mínima em 3 semanas ante real com exterior e expectativa de fluxo ao Brasil

Reuters

Publicado 10.04.2019 17:51

Dólar cai à mínima em 3 semanas ante real com exterior e expectativa de fluxo ao Brasil

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou no menor patamar em cerca de três semanas frente ao real nesta quarta-feira, terminando abaixo de um importante suporte técnico, num pregão de fraqueza da moeda norte-americana no exterior e de relativo alívio na percepção sobre a reforma da Previdência no Brasil.

O real esteve entre as seis moedas de melhor desempenho ante o dólar nesta sessão, numa lista de 33 pares da divisa norte-americana.

O dólar à vista caiu 0,78 por cento, a 3,8240 reais na venda. É o nível mais baixo desde 21 de março (3,8001 reais). O declínio percentual foi o mais forte desde 1º de abril, quando a cotação cedeu 1,00 por cento.

Com a queda desta quarta, o dólar fechou abaixo da média móvel de 200 dias, de 3,8441 reais. A moeda norte-americana vinha mostrando dificuldades para cair abaixo desse nível, e o movimento desta sessão pode ser interpretado como um sinal de mais desvalorização à frente.

Na B3, a referência do dólar futuro cedia 0,64 por cento, a 3,8310 reais.

"Tudo conspirou para a queda do dólar hoje", disse Cleber Alessie, operador de câmbio da H.Commcor. Ele citou os fracos dados de inflação nos EUA e a ata do Federal Reserve --que reforçaram expectativas de juro estável nos Estados Unidos pelos próximos meses, declarações de autoridades do governo sobre a reforma previdenciária e a conclusão da renegociação do contrato da cessão onerosa com a Petrobras (SA:PETR4).

"Até o IPCA mais alto, em termos técnicos, ajudou, porque limita aposta de queda de juro no Brasil", afirmou, referindo-se a uma interrupção da queda do diferencial de juros entre o Brasil e o mundo, o que tem pesado sobre o real nos últimos anos.