Dólar renova máxima de 20 anos após dados de inflação dos EUA

Investing.com

Publicado 12.05.2022 04:24

Atualizado 12.05.2022 08:49

Por Peter Nurse

Investing.com - O dólar norte-americano se fortaleceu na manhã desta quinta-feira (12), renovando a máxima de duas décadas depois que a inflação nos EUA permaneceu teimosamente alta, enquanto a libra enfraqueceu com dados decepcionantes de crescimento do Reino Unido.

Às 08h39, o índice dólar, que acompanha o dólar em relação a uma cesta de seis outras moedas, avançava 0,69% para 104,590, o nível mais alto desde dezembro 2002.

O índice de preços ao consumidor dos EUA subiu 8,3% anualmente em abril, mostraram dados divulgados na quarta-feira, diminuindo de 8,5% em março, mas ainda acima da estimativa de alta de 8,1%.

Embora esse número sugerisse que a inflação pode ter atingido o pico nos EUA, ele permaneceu persistentemente alto, o que significa que os atuais planos de política monetária do Federal Reserve para aumentar agressivamente as taxas de juros nos próximos meses permanecerão intactos.

CONFIRA: Projeção da taxa de juros dos EUA nas próximas reuniões do Fed

O mercado está precificado para um aumento de pelo menos meio ponto percentual na taxa básica de juros em cada uma das próximas duas decisões do Fed, em 15 de junho e 27 de julho.

“A retórica do Fed continua muito agressiva”, disseram analistas do ING, em nota. “A mensagem parece ser que a taxa básica de juros precisa ser levada ao neutro o mais rápido possível e, então, o Fed verá se precisa fazer mais (e não menos) aperto.”

O euro chegou a romper abaixo do patamar de US$ 1,04, renovando a mínima de 19 anos. A moeda da zona do euro recuava 1,02% a US$ 1,0405. As expectativas crescentes de que o Banco Central Europeu aumentará juros taxas neste verão, pela primeira vez em mais de uma década não ajudam a sustentar o preço do euro, caminhando para uma paridade com o dólar conforme apontam economistas.

LEIA MAIS - Euro: queda da moeda da zona do euro pode levar à paridade com dólar, dizem bancos

A membro do Conselho Executivo do BCE, Isabel Schnabel, foi a mais recente formuladora de políticas a expressar suas preocupações sobre o alto nível de inflação na zona do euro, dizendo que o banco central deve responder mesmo que os fatores de inflação que o levaram a níveis recordes sejam globais por natureza.

O par USD/JPY (dólar e iene japonês) caiu 1,07% para 128,59. Além disso, a libra caía 0,44% para 1,2196, caindo para uma mínima de quase 2 anos depois que dados mostraram que a economia britânica cresceu menos do que o esperado no primeiro trimestre, prejudicada por uma intensificação da crise de custo de vida .

O Produto Interno Bruto cresceu apenas 0,8% em termos dessazonalizados em relação ao quarto trimestre, com dados preliminares sugerindo que, na verdade, caiu 0,1% em março. Analistas esperavam crescimento de 1,0% para o trimestre e estagnação em março.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em outros lugares, o par USD/CNY subiu 1,08%, para 6,7942, depois que o vice-governador Chen Yulu disse na quinta-feira que o banco central da China está priorizando a estabilização do crescimento econômico, sugerindo uma política monetária mais favorável no futuro.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações