Dólar ronda a estabilidade de olho em dados dos EUA e política monetária

Reuters

Publicado 18.07.2023 09:06

Atualizado 18.07.2023 10:15

Por Luana Maria Benedito

(Reuters) - O dólar mostrava instabilidade frente ao real nesta terça-feira, após dados norte-americanos mistos provocarem turbulências no mercado, ainda que deixando intactas as perspectivas de que o Federal Reserve parará de apertar a política monetária em breve.

Às 10:03 (horário de Brasília), o dólar à vista avançava 0,06%, a 4,8105 reais na venda.

Na B3 (BVMF:B3SA3), às 10:03 (horário de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,04%, a 4,8215 reais.

"Não descarto nenhum cenário para hoje, acredito que teremos alguma volatilidade", disse Fernando Bergallo, diretor de operações da FB Capital. "Mercados ainda tentando se recuperar do dia ruim de ontem, que foi contaminado por um grande mau humor por conta dos dados que vieram da China."

Na véspera, o dólar à vista fechou o dia cotado a 4,8074 reais na venda, com alta de 0,25%, após a divulgação de dados econômicos fracos da segunda maior economia do mundo, que derrubou os preços de commodities e, consequentemente, divisas sensíveis a esse tipo de produto.

O foco do pregão estava sobre dados dos EUA, com uma leitura de mais cedo mostrando que as vendas no varejo dos Estados Unidos subiram menos do que o esperado em junho, embora os gastos do consumidor pareçam sólidos, o que provavelmente manteve a economia firme no segundo trimestre.

Num geral, a leitura não alterou a expectativa do mercado de que o Federal Reserve elevará sua taxa de juros em 0,25 ponto percentual na semana que vem, sendo este o provável último aumento de seu agressivo ciclo de aperto monetário.