Dólar sai de máximas ante real e caminha para 2ª baixa semanal consecutiva

Reuters

Publicado 21.01.2022 14:03

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar abandonou máximas acima de 5,47 reais nesta sexta-feira, ficando a caminho de registrar sua segunda semana consecutiva no vermelho depois de alívio em temores políticos domésticos e arrefecimento nos rendimentos dos Treasuries.

Às 14:01 (de Brasília), o dólar à vista avançava 0,11%, a 5,4229 reais na venda. No pico intradiário, alcançado nas primeiras horas de negociação, a moeda chegou a tocar os 5,4760 reais (+1,09%), mas foi perdendo fôlego ao longo do final da manhã e do início da tarde.

Na mínima do dia, alcançada por volta de 13h20, o dólar foi a 5,4048 reais (-0,23%).

No exterior, o índice do dólar frente a uma cesta de moedas operava em queda de 0,2% nesta tarde, abandonando estabilidade vista no início do pregão brasileiro.

Peso mexicano, peso chileno e rand sul-africano, divisas emergentes pares do real, tinham ganhos contra o dólar nesta sessão.

No mercado de títulos soberanos dos EUA, a taxa do Treasury de dez anos --que tende a influenciar a direção do dólar-- tinha queda, afastando-se de máximas em dois anos atingidas mais cedo na semana.

Ao sair das máximas da sessão, o dólar ficava a caminho de cair cerca de 1,6% na semana, depois de fechar a última sexta-feira em 5,5125 reais na venda. Isso configuraria sua segunda semana consecutiva de desvalorização, período em que acumularia queda de 3,6%.

Em relatório divulgado na noite de quinta-feira, o Citi disse que os mercados brasileiros parecem ter recebido bem comentários do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) --líder nas pesquisas de intenção de voto para a eleição de outubro--, que fez na quarta-feira acenos a partidos mais à direita.

"Isso gerou uma resposta positiva nos preços dos ativos nesta semana, tanto no mercado de câmbio quanto no de juros", afirmaram os estrategistas do banco norte-americano.

"Apesar de seus comentários, Lula ainda é visto como o pior cenário para os preços dos ativos" brasileiros, acrescentou o Citi, afirmando que eles devem ter desempenho inferior ao de seus pares nos meses que antecederão o primeiro turno, algo comum em anos de decisões eleitorais.

Além dos comentários de Lula, participantes do mercado apontaram o arrefecimento nos rendimentos dos Treasuries e um rali das commodities nos últimos dias como fatores de impulso para o real na semana.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações