Dólar se aprecia ante rivais e emergentes, após semana de aversão ao risco

Estadão Conteúdo

Publicado 25.09.2020 14:10

Atualizado 25.09.2020 17:40

Dólar se aprecia ante rivais e emergentes, após semana de aversão ao risco

O dólar se fortaleceu na comparação com rivais e emergentes nesta sexta, 25, favorecido por um cenário de incertezas sobre a economia global que estimula a demanda pela segurança da divisa norte-americana.

No fim da tarde em Nova York, o dólar avançava a 122,84 ienes. O índice DXY, que mede a variação da moeda dos Estados Unidos frente a uma cesta de seis principais, fechou em alta de 0,30%, a 94,595 pontos, subindo 1,84% na semana.

"A maior fonte de fortalecimento do dólar está em voga outra vez, que é a piora nas perspectivas para o crescimento global, enquanto o número de casos de coronavírus avança", explica o analista Joe Manimbo, do Western Union.

No horário em questão, o euro cedia a US$ 1,1631. A moeda comum foi prejudicada este semana por conta dos temores em relação a uma segunda onda de infecções de covid-19 na Europa. Na próxima semana, indicadores econômicos importantes serão divulgados na região. "Evidência de desaceleração da recuperação poderia pressionar mais ainda a moeda única", analisa Manimbo.

A libra, por sua vez, caía a US$ 1,2743, chegando à última semana de setembro a caminho de ter o pior desempenho mensal desde outubro de 2016, de acordo com o Rabobank. "Dado elevado grau de incertezas políticas enfrentadas pelo Reino Unido nos próximos meses, consideramos ingênuo descartar a possibilidade de mais perdas acentuadas para a libra", explica o banco, referindo-se às tensas negociações por um acordo comercial com a União Europeia, para o período subsequente ao Brexit, como é conhecido o processo de saída do país insular do bloco europeu.

Ante emergentes, o dólar avançava 22,3560 pesos mexicanos e a 75,8811 pesos argentinos. Nesta sexta-feira, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, assegurou na tarde que não haverá um novo "corralito" no país, ou seja, uma limitação oficial ao acesso a depósitos bancários e a contas correntes para frear a retirada de fundos dos bancos. Além de rechaçar essa possibilidade, Fernández criticou os limites no mercado cambial, mas disse que isso é uma situação herdada do governo anterior.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações