Dólar se enfraquece ante maioria das moedas com decisões de BCs e covid-19

Estadão Conteúdo

Publicado 19.11.2020 17:12

Atualizado 19.11.2020 20:40

Dólar se enfraquece ante maioria das moedas com decisões de BCs e covid-19

O dólar operou em queda ante a maioria das moedas, em dia de grande oscilação com o noticiário sobre a covid-19 no radar, cabendo à doença guiar a busca global por riscos. A libra operou seguindo ainda os desdobramentos sobre o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia. Entre os emergentes o rand sul-africano e a lira turca se valorizaram, em dia de decisões dos bancos centrais destes países.

O índice DXY, que mede o dólar frente seis moedas de economias desenvolvidas, fechou em baixa de 0,02%, a 92,294 pontos. O receio por riscos chegou a valorizar a moeda americana no começo da sessão, mas o movimento se enfraqueceu.

"A compra de segurança puxou o dólar dos EUA acima das mínimas de uma semana, já que as preocupações com vírus e crescimento eclipsaram o otimismo em relação à vacina", avalia a Western Union. O iene, considerado um ativo seguro, se valorizou frente ao dólar, e a moeda americana era cotada a 103,90 ienes no fim da tarde em Nova York.

O dólar perdeu força em meio à melhora no sentimento de riscos após relatos de que governo e oposição estariam retomando as negociações por uma nova rodada de estímulos fiscais nos Estados Unidos. Segundo a NBC, o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, disse que sua equipe está conversando com representantes do líder republicano na casa, Mitch McConnell.

O euro operou em alta, pesando as expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) reforce o estímulo monetário para ajudar a sustentar uma recuperação econômica moderada. No mesmo horário, o euro operava a US$ 1,1879.

"A incerteza do Brexit e os dados mais fracos do que o esperado sobre o setor fabril da Grã-Bretanha contribuíram para a retração da libra", apontou a Western Union. No entanto, a notícia publicada pelo The Telegraph de que a Reino Unido e União Europeia estariam prontos para fecharem um acordo comercial na próxima segunda-feira reverteu a tendência. No fim da tarde, a libra operava a US$ 1,3276.

A esperada decisão do Banco Central da Turquia de elevar a taxa de juros de 10,25% para 15,00% fez com que a lira se valorizasse fortemente frente ao dólar, chegando a ultrapassar os 2%. A medida era esperada por analistas, e desde a última decisão monetária, a taxa de juros turca é componentes importante da volatilidade da moeda local. Às 18h00, o dólar operava a liras.

O rand sul-africano se valorizou frente ao dólar, em dia que contou com a decisão do banco central local de manter, por 3 a 2, o juro inalterado em 3,50%. Os dirigentes dissidentes pregavam redução da taxa a 3,25%. No fim da tarde, o dólar era cotada a 15,3986 rands.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações