Dólar sobe antes de Powell e Copom

Estadão Conteúdo

Publicado 21.06.2023 10:11

Dólar sobe antes de Powell e Copom

Os juros futuros adotam viés de alta na esteira do fortalecimento moderado do dólar ante o real na manhã desta quarta-feira, 21, após oscilações dos ativos locais mais perto da estabilidade nos primeiros negócios. As taxas de juros acompanham ainda o viés positivo dos rendimentos dos Treasuries.

Sem indicadores na agenda econômica, os investidores estão em compasso de espera por vários eventos ao longo da sessão, como o depoimento do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, na Câmara dos Representantes dos EUA (11h), o anúncio da decisão do Copom, por volta das 18h30, e ainda a votação no Senado do arcabouço fiscal e da indicação de Cristiano Zanin para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Os presidentes da Câmara e do Senado e o ministro Fernando Haddad (Fazenda) participam de evento da CNI sobre a reforma tributária.

Vários dirigentes do Federal Reserve falam durante o dia e devem guiar as expectativas sobre os próximos passos banco central americano: Philip Jefferson e Lisa Cook (11h); Austan Goolsbee (13h25), e Michelle Bowman e Loretta Mester (17h). Para o Copom, a expectativa é de manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano e de que a autoridade aponte um viés de baixa para o juro básico no País.

Na terça-feira, 20, o dólar subiu moderadamente, com os investidores já em compasso de espera pelo Copom. Para a MCM Consultores, o Comitê manterá a taxa no nível atual, mas com comunicado "dovish".

"Segue válido o nosso cenário para a política monetária no Brasil, que inclui, a continuidade da taxa Selic em 13,75% na reunião de hoje, um corte inicial da Selic, de 25 pontos-base, no Copom agendado para agosto, e cortes adicionais de 25 pontos-base em setembro, 50 pontos-base em novembro e 50 pontos-base em dezembro", detalha, em relatório.

Na opinião dos economistas da consultoria, o risco de o cenário acima ser frustrado por reduções ainda menores ou até mesmo pela manutenção da Selic no nível atual por mais tempo está associado a eventuais problemas no Congresso, tanto em relação à votação final das novas regras fiscais como quanto ao avanço da reforma tributária.

Lá fora, a libra atingiu mínimas ante o dólar mais cedo, depois de tocar a máxima do dia na esteira do CPI britânico acima do esperado, uma vez que os dados são uma "notícia ruim" para a economia do Reino Unido, segundo a ActivTrades.

"A reação inicial dos mercados levou a libra a ter ganhos, à medida que os investidores, prevendo aumentos nas taxas de juros, impulsionaram a demanda (pela moeda)", diz Ricardo Evangelista, analista da ActivTrades, em nota clientes. No entanto, a libra rapidamente devolveu os ganhos, já que o cenário mais amplo é negativo para a moeda, pondera ele.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Às 9h28 desta quarta, o dólar à vista tinha alta de 0,23%, a R$ 4,8073. O dólar para julho subia 0,28%, a R$ 4,8135. O índice DXY do dólar ante seis divisas fortes tinha alta de 0,10%, a 102,64 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações