Dólar sobe com cautela externa e IPCA-15 acima da mediana

Estadão Conteúdo

Publicado 24.05.2022 06:50

Atualizado 24.05.2022 10:10

Dólar sobe com cautela externa e IPCA-15 acima da mediana

O dólar opera em alta em meio a cautela renovada com a covid-19 na China, queda do minério de ferro (-3,44%) e precificando o avanço do IPCA-15 de maio a 0,59%, ante 1,73% em abril. O resultado do indicador ficou acima da mediana (0,45%) das estimativas dos economistas do mercado captadas pelo Projeções Broadcast e também é o maior para o mês de maio desde 2016 (0,86%).

O IPCA-15 acumulou um aumento de 4,93% no ano e a taxa em 12 meses ficou em 12,20%, perto do teto das projeções, que iam de avanço de 10,70% a 12,26%, com mediana de 12,04%.

O Estadão/Broadcast apurou na Câmara dos Deputados que autor do projeto de lei complementar que estabelece um teto de 17% para o ICMS sobre energia elétrica e combustíveis, o deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), negocia simplificar a proposta para facilitar a aprovação no plenário da Casa. O assunto vai ser discutido nesta terça-feira, 24, em reuniões do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), com a oposição e a base governista. A expectativa é que a votação ocorra ainda hoje.

O texto define combustíveis e energia elétrica como produtos essenciais. A ideia inicial era incluir nessa classificação também transporte coletivo e comunicações, e até mesmo a água, mas esses itens devem cair. O parecer deve ser apresentado ainda hoje pelo deputado Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil na Câmara, escolhido como relator da proposta.

No exterior, o Banco do Povo da China (PBoC) orientou as instituições financeiras do país a ampliarem o apoio à economia real e às demandas de crédito, em meio à desaceleração da segunda maior economia do planeta. A autoridade monetária e o regulador bancário promoveram reunião os maiores credores chineses, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira.

No Fórum Econômico Mundial, em Davos, dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC francês, François Villeroy de Galhau , disse que um aumento de juros de 50 pontos-base "não faz parte do consenso do BCE no momento". Em entrevista à Bloomberg, Villeroy de Galhau disse também que espera ver os juros em nível neutro até o próximo ano, a depender do comportamento da inflação e de dados de atividade econômica.

Às 9h38 desta terça-feira, o dólar à vista subia 0,27%, a R$ 4,8174. O dólar para junho ganhava 0,04%, a R$ 4,8285.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações