Dólar sobe na volta do Carnaval após dados de inflação dos EUA acima do esperado

Reuters

Publicado 14.02.2024 13:07

Atualizado 14.02.2024 13:30

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subia ligeiramente frente ao real nos primeiros negócios desta sessão, que começou mais tarde em razão da Quarta-Feira de Cinzas, com investidores repercutindo dados norte-americanos de inflação mais fortes do que o esperado, publicados quando o mercado brasileiro estava fechado para o Carnaval.

Às 13:21 (horário de Brasília), o dólar à vista avançava 0,14%, a 4,9663 reais na venda.

Na B3 (BVMF:B3SA3), às 13:21 (horário de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,27%, a 4,9740 reais.

Com muitos participantes do mercado estendendo o feriado do Carnaval e em sessão de horário reduzido, operadores alertavam nesta quarta-feira para a tendência de liquidez muito reduzida, enquanto o mercado refletia tardiamente as notícias globais que saíram na segunda e na terça.

Entre elas, o destaque ficava para dados da véspera que mostraram que o índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos avançou 3,1% em janeiro na base anual, contra expectativa de alta de 2,9%.

Os dados levaram operadores a diminuir suas expectativas para o momento e a escala dos cortes de juros pelo Federal Reserve este ano, com o mercado praticamente descartando as chances de um início do afrouxamento monetário em março e reduzindo as apostas em um corte em maio.

"O índice de preços ao consumidor de ontem (terça-feira) está em linha com o adiamento pelo Fed para junho de seu primeiro corte de juros, em linha com a visão do Citi", disseram analistas do banco norte-americano em relatório a clientes.

"Não acreditamos que o mercado irá descartar (um corte em) junho, dada a quantidade de dados que ainda faltam entre agora e então, mas ainda poderemos ver uma redução adicional para maio, e talvez menos de 100% para junho", acrescentaram os economistas do Citi, notando que o dólar tipicamente se fortalece globalmente após liquidações de títulos norte-americanos provocadas por dados de inflação.

Na véspera, o rendimento do Treasury de dez anos, que se move de forma inversa a seu preço, saltou em reação aos dados de inflação dos EUA.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

No entanto, apesar da tendência de fortalecimento da divisa norte-americana, moedas emergentes de carrego elevado --cesta que inclui o real-- continuam com bom desempenho na média nos últimos tempos, disse o Citi.

O carrego de uma moeda é o retorno que ela pode oferecer em estratégias de "carry trade", que consistem na tomada de empréstimos em país de juros baixos e aplicação desses recursos em um mercado mais rentável.

Na última sessão, na sexta-feira, o dólar à vista fechou o dia cotado a 4,9595 reais na venda, em baixa de 0,72%.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações