Dólar tem alívio e fecha abaixo de R$4,20 na véspera de decisão do Fed

Reuters

Publicado 28.01.2020 18:03

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em queda ante o real nesta terça-feira, refletindo certa trégua nos mercados financeiros globais depois da forte aversão a risco da véspera ditada pela escalada de temores relacionados ao coronavírus chinês.

A percepção é que autoridades estão empenhadas em conter a propagação do vírus, que já infectou mais de 4.500 pessoas e matou 106.

O dólar à vista (BRBY) fechou em queda de 0,37%, a 4,1944 reais na venda, depois de na véspera chegar a superar 4,23 reais, nas máximas em quase dois meses.

Na B3, o dólar futuro de maior liquidez recuava 0,38%, a 4,1945 reais.

O dólar caía ante várias divisas emergentes (MIEM00000CUS), enquanto o Ibovespa (BVSP) subia quase 2% e as bolsas de Nova York avançavam entre 0,8% e 1,5%. (SPX) (IXIC) (DJI)

Analistas dizem que o noticiário sobre o coronavírus começa a dividir atenções com outros temas. "Os mercados repercutem os balanços corporativos e aguardam a decisão da política monetária pelo Fed, que será anunciará amanhã", disse em nota a Elite Investimentos.

O Fed, o banco central dos Estados Unidos, anuncia na quarta-feira sua decisão de juros. A expectativa é de manutenção das taxas nos atuais patamares. Juros mais baixos nos EUA estimulam investidores a levar recursos para outros mercados, como emergentes, caso do Brasil --o que poderia ajudar a melhorar o fluxo cambial e valorizar a moeda doméstica.

Mais cedo, o mercado monitorou mais declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre a desvalorização do real --que pode registrar o pior começo de um ano em uma década. Campos Neto não demonstrou preocupação com efeito da alta do dólar sobre a inflação e repetiu que a depreciação do real não tem sido acompanhada por aumento de prêmio de risco.

Na leitura do mercado, o presidente do BC indica que não vê urgência em intervir no câmbio nem incômodo na cotação do dólar perto de 4,20 reais.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações