Dólar tem dia misto ante rivais; yuan atinge mínima de quase 16 anos

Estadão Conteúdo

Publicado 07.09.2023 15:19

Atualizado 07.09.2023 18:40

Dólar tem dia misto ante rivais; yuan atinge mínima de quase 16 anos

O dólar caiu ante o iene, mas subiu contra a libra e o euro, enquanto investidores digeriram dados que indicaram força da economia americana e desaceleração na zona do euro. A cautela diante de possível intervenção cambial por Tóquio conteve os ganhos da moeda americana ante a japonesa, após exacerbada valorização. Entre emergentes, o yuan chinês onshore se desvalorizou e atingiu o menor valor desde 2007, na esteira da queda nas exportações e importações chinesas.

"Foi um dia misto para o dólar, caindo contra o iene à medida que os traders continuam a reduzindo as posições compradas em dólar americano com a aproximação do fim da semana, e a preocupação com uma possível intervenção nos próximos dias do Banco de Japão", afirmou a CMC Markets.

Em relação a outras divisas, o dólar ganhou força após o número semanal de novos pedidos de auxílio-desemprego surpreender e cair. A leitura sugeriu que resiliência do mercado de trabalho e da economia americana de forma mais ampla, na avaliação de analistas. O custo da mão de obra do segundo trimestre também foi revisado para cima.

"Para a economia dos EUA, o mercado de trabalho não está abrandando com rapidez suficiente, e isso faz com que o Federal Reserve (Fed) se mantenha fiel ao script hawkish de que talvez não tenha terminado de aumentar as taxas de juros", escreveu o analista da Oanda Edward Moya.

Enquanto isso, a zona do euro viu o crescimento do seu Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre ser revisado para baixo, de 0,3% a 0,1%. O Instituto Ifo da Alemanha ainda divulgou que espera contração de 0,4% na economia alemã em 2023. Tudo isso visto, o índice DXY, que mede a força do dólar ante seis rivais fortes, fechou com alta de 0,18%, a 105,059 pontos.

Já o yuan se desvalorizou contra o dólar após a balança comercial da China informar queda em importações e exportações, em mais um sinal de desaceleração do gigante asiático. O yuan onshore chegou a bater o menor nível em quase 16 anos durante o pregão. "Essa fraqueza cambial será vista pelas autoridades mais como um problema do que como um impulsionador de crescimento, dado o que está acontecendo com a economia", afirmou o economista Mohammed El-Erian.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações