Dólar tem forte queda ante real em pregão volátil com foco em transição de poder

Reuters

Publicado 01.11.2022 17:08

Atualizado 01.11.2022 17:55

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar teve queda acentuada frente ao real pelo segundo pregão consecutivo nesta terça-feira, mas mostrou forte instabilidade no final das negociações e fechou acima dos menores patamares do dia, depois que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não reconheceu a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições, mas garantiu que cumprirá os mandamentos da Constituição.

A moeda norte-americana à vista fechou em queda de 0,91%, a 5,1182 reais, depois de mais cedo ter chegado a cair 1,57%, a 5,0833 reais na venda.

Mesmo distante das mínimas, o dólar ainda registrou a menor cotação para encerramento desde 12 de setembro (5,0983), depois de na véspera já ter despencado 2,59%, a 5,1652 reais na venda.

No acumulado dos últimos dois pregões, o dólar perde 3,47%, e a moeda está agora abaixo de suas médias móveis lineares de 50, 100 e 200 dias pela primeira vez em cerca de seis semanas.

Na B3 (BVMF:B3SA3), às 17:37 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 1,02%, a 5,1600 reais.

A moeda norte-americana mostrou muita volatilidade nos últimos minutos do pregão, durante o pronunciamento de Bolsonaro. De um lado, o presidente elevou as tensões políticas ao não reconhecer explicitamente a vitória de Lula e ao renovar ataques infundados ao processo eleitoral.

Ao mesmo tempo, Bolsonaro disse que respeitará a Constituição e não deu indícios de que desafiará formalmente o resultado das eleições, enquanto o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou ter sido autorizado pelo mandatário a começar o processo de transição de governo com a equipe petista.

No geral, a percepção dos mercados é de que as instituições brasileiras são fortes e garantirão que a troca de governos seja realizada sem grandes turbulências, embora uma aceitação clara de Bolsonaro ainda seja vista como necessária para alguns.

"Na questão da transição seria importante ele (Bolsonaro) reconhecer a derrota e sinalizar que vai estar disposto a colaborar para um processo de transição tranquilo", disse à Reuters Luciano Rostagno, estrategista-chefe do Banco Mizuho (NYSE:MFG).

O especialista também disse que parte do movimento do dólar nesta terça-feira refletiu esperanças de que um pronunciamento de Bolsonaro pudesse ajudar a conter os bloqueios e interdições de estradas por parte de apoiadores do presidente, que se espalharam nesta terça-feira para várias partes do país apesar de decisão do Supremo Tribunal Federal determinando o desbloqueio imediato das vias.

Em seu discurso no Palácio da Alvorada nesta tarde, Bolsonaro disse que as manifestações devem respeitar o direito de ir e vir.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Ainda em relação à cena política doméstica, Helena Veronese, economista-chefe da B.Side Investimentos, disse que colaborou para a queda do dólar nesta sessão a nomeação de Geraldo Alckmin (PSB), vice de Lula, para ser o coordenador da equipe de transição do presidente eleito.