Dólar firma queda frente ao real após dados dos EUA mais fracos do que o esperado

Reuters

Publicado 05.04.2023 09:27

Atualizado 05.04.2023 12:16

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) -O dólar seguia em queda firme frente ao real nesta quarta-feira, com investidores reagindo a dados econômicos dos Estados Unidos mais fracos do que o esperado, que podem forçar o Federal Reserve a pausar sua trajetória de aperto monetário.

Às 12:06 (horário de Brasília), o dólar à vista recuava 0,57%, a 5,0542 reais na venda, depois de mais cedo ter chegado a cair 1,31%, a 5,0166 reais na venda.

Na B3 (BVMF:B3SA3), às 12:06 (horário de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,37%, a 5,0740 reais.

"Tenho convicção de que o mercado está reagindo ao resultado do PMI de serviços dos EUA; acabou caindo em março mais do que o mercado esperava e o dólar está então se enfraquecendo globalmente", disse à Reuters Fernando Bergallo, diretor de operações da FB Capital.

O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) disse nesta quarta-feira que seu PMI não manufatureiro para os EUA caiu para 51,2 no mês passado, de 55,1 em fevereiro. Economistas consultados pela Reuters previam que o PMI não manufatureiro cairia para 54,5.

O dólar atingiu os menores patamares do dia frente ao real logo após a publicação dos dados, antes de operadores moderarem um pouco as vendas.

A leitura da atividade se somou ao Relatório Nacional de Emprego da ADP, que mostrou que os empregadores do setor privado dos Estados Unidos contrataram muito menos trabalhadores do que o esperado em março, sugerindo que o mercado de trabalho estava esfriando.

"Estes dados dos EUA podem levar o Fed à manutenção da taxa de juros por lá, encerrando assim esse ciclo recente de alta", disse Bergallo.

Probabilidades implícitas no mercado de juros futuros dos EUA mostravam cerca de 60% de chance de o banco central norte-americano manter sua taxa básica inalterada na reunião de maio.

"Isso já pode estar impactando em um fluxo financeiro para cá, já que o diferencial de juros nosso ao exterior para de diminuir; com os juros aqui ainda altos, sem dúvida projetamos um 'carry trade'", explicou Bergallo.

Estratégias de "carry trade" consistem na tomada de empréstimo em país de juros baixos e aplicação desses recursos em praça mais rentável, de forma que o investidor lucra com o diferencial de taxas. A taxa Selic está atualmente em 13,75% ao ano, enquanto os custos dos empréstimos norte-americanos estão em faixa de 4,75% a 5%.

(Edição de Camila Moreira)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações