Dólar vai abaixo de R$5,20 com esperanças de recuo de epidemia e permanência de Mandetta no cargo

Reuters

Publicado 07.04.2020 09:17

Atualizado 07.04.2020 10:30

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar tinha queda acentuada contra o real nesta terça-feira, indo abaixo de 5,20 reais em meio a esperanças de que a pandemia de coronavírus possa estar recuando na Europa e em algumas regiões dos Estados Unidos, enquanto a permanência do ministro da Saúde do Brasil em seu cargo impulsionava o sentimento.

O número total de casos confirmados de Covid-19 na Itália teve o menor aumento diário desde 17 de março na segunda-feira, ressaltando as esperanças de que a doença possa estar recuando graças a uma quarentena nacional introduzida em 9 de março.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, os governadores de Nova York e Nova Jersey disseram que seus Estados, epicentros da doença no país, estão mostrando sinais iniciais de um "achatamento" do surto.

"Os números que chegam da Europa e dos Estados Unidos, relativos ao crescimento dos infectados com o novo coronavírus estão cada vez menores", disse a Corretora Empiricus em post no Twitter. "Essa notícia tem injetado uma boa dose de ânimo nos mercados."

No exterior, a onda de esperança impulsionava divisas arriscadas contra o dólar, enquanto as bolsas europeias e os futuros de Wall Street operavam em alta.

Enquanto isso, no Brasil, na segunda-feira, notícias de que o presidente Jair Bolsonaro teria decidido demitir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, elevaram as incertezas sobre como o país trataria a crise de saúde.

No entanto, ao final do dia, após reunião ministerial, Mandetta confirmou a permanência no cargo, encerrando um dia de especulações em meio à disputa relacionada à estratégia para combater a Covid-19.

"A manutenção de Mandetta no cargo deve deixar os investidores mais aliviados e sustentar o bom humor externo", completou a Empiricus.

Às 10:25, o dólar recuava 1,69%, a 5,2022 reais na venda, depois de ter chegado a 5,1839 reais. O dólar futuro de maior liquidez tinha queda de 1,57%, a 5,213 reais.

Na véspera, o dólar interbancário fechou em queda de 0,64%, a 5,2918 reais na venda.