Dólar volta a subir em dia de ajustes de final de mês e de olho em combustíveis

Estadão Conteúdo

Publicado 28.02.2023 07:01

Atualizado 28.02.2023 10:10

Dólar volta a subir em dia de ajustes de final de mês e de olho em combustíveis

O último pregão de fevereiro já aponta para a instabilidade em alguns ativos domésticos, em especial o dólar, que abriu em baixa, mas não sustentou a tendência e logo passou a subir. Boa parte da instabilidade no câmbio vem dos ajustes típicos de final de mês, mas também leva em conta outros fatores domésticos. Assim como ocorreu na segunda-feira, 27, as atenções dos investidores estarão concentradas ainda no imbróglio envolvendo a reoneração dos combustíveis.

Nesta terça-feira, 28, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta a se reunir com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente da Petrobras (BVMF:PETR4), Jean Paul Prates, para tratar de combustíveis. Lula deve bater o martelo sobre uma proposta da Fazenda que institui a volta da tributação sobre esses produtos a partir de amanhã.

Em comunicado sobre notícias veiculadas nos meios de comunicação, a Petrobras afirmou que reitera seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado, ao mesmo tempo em que evita o repasse imediato das volatilidades externas e da taxa de câmbio causadas por eventos conjunturais.

No noticiário da última hora, destaque para a taxa de desocupação no Brasil, que ficou em 7,9% no trimestre encerrado em dezembro, de acordo com os dados mensais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio idêntico à mediana das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast.

Às 9h37 desta terça, o dólar à vista era negociado a R$ 5,2219, em alta de 0,28%. No mercado futuro, a divisa para liquidação em abril, que passará agora a concentrar a liquidez, era cotada a R$ 5,2515, com ganho de 0,32%. No exterior, o Dollar Index (DXY), que mede a variação do dólar ante uma cesta de seis moedas, operava estável (+0,01%), aos 104,68 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações