Euro amplia correção contra o dólar, com juros nos EUA e tensões geopolíticas

Investing.com  |  Autor David Wagner

Publicado 02.01.2024 09:14

Investing.com - O euro não mudou de rumo com a chegada de 2024 e continuou em baixa contra o dólar (EUR/USD), ampliando a queda iniciada após o topo de cinco meses alcançado em 28 de dezembro a 1,1141.

O par cambial foi pressionado por um dólar mais forte, sustentado por uma diminuição nas projeções de cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos). Agora, o mercado atribui uma chance de 13,4% de que o Fed reduza sua taxa básica ainda em janeiro, ante 17,6% no dia anterior. Além disso, a probabilidade de um corte de juros em março recuou de 88,5% na segunda-feira pela manhã para 84,4% nesta terça-feira, 2.

Além das perspectivas para o Fed, as persistentes tensões geopolíticas também favorecem o dólar, ainda considerado uma moeda de segurança.

Quanto à agenda desta terça, os operadores estão atentos ao EUR/USD acompanharão os índices PMI de atividade industrial da Europa pela manhã.

Amanhã, o calendário econômico será mais intenso, com o índice de atividade industrial (ISM) dos EUA, o relatório de empregos JOLTS e a ata da última reunião de política monetária do Fed na quarta, seguidos pelo índice de preços ao consumidor (IPC) da Alemanha e pelo relatório de empregos privados da ADP (EPA:ADP) na quinta, bem como pelo relatório oficial de empregos urbanos na sexta, nos EUA.

Portanto, a semana pode ser movimentada para o euro-dólar.

Níveis técnicos a serem monitorados no EUR/USD

Do ponto de vista técnico, observa-se que o EUR/USD está se aproximando do importante nível psicológico de 1,10, cuja ruptura representaria um sinal de baixa.

Nesse cenário, o nível de 1,09 seria o próximo suporte provável, enquanto que, acima, 1,11 e o topo da semana passada a 1,1140 seriam as primeiras resistências potenciais, antes do nível de 1,12.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações